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Tatto anuncia novos trólebus mas não fala em expansão da Rede
Encontro sobre Trólebus discutiu a eficiência do sistema de ônibus elétricos com a modernização de sistemas e veículos
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, reafirmou os investimentos da empresa Ambiental Transportes, em parceria com a Prefeitura, para o início das operações ainda neste ano de mais 50 trólebus novos.
No entanto, a rede da cidade não vai ser ampliada. Os veículos vão substituir os trólebus já em operação.
Hoje a rede de trólebus em São Paulo possui 192 unidades que atendem a 11 linhas, transportando 2,2 milhões de passageiros por mês.
Entre o ano passado e este ano, a substituição da frota vai atingir a 110 veículos, dos quais, trólebus com 15 metros de comprimento, que podem transportar 101 pessoas.
O anúncio do secretário foi feito nesta terça-feira, dia 14 de maio, no 2º Seminário de Trólebus, realizado no Instituto de Engenharia de São Paulo.
O evento teve a presença de especialistas dos setores de transportes e tecnologia e de representantes do poder público.
De acordo com Tatto, além dos veículos elétricos, dos 15 mil ônibus na cidade de São Paulo, 1.747 usam formas de energia limpa, como biodiesel, etanol e diesel de cana de açúcar.
Desse total, 1200 usam a mistura B 20 (20% de Biodiesel ao diesel comum), 60 são movidos a álcool, 295 usam mistura de 10% de diesel de cana de açúcar ao diesel comum e os demais ônibus da frota funcionam com a mistura B 5 (5% de Biodiesel ao diesel comum).
A cidade de São Paulo já chegou a ter mais de 500 trólebus, mas a rede foi reduzida no início dos anos 2000.
O fato foi criticado pelos especialistas que dizem que São Paulo seguiu na contramão do setor de mobilidade limpa ao reduzir a rede de trólebus.
Eles defenderam que hoje os trólebus estão cada vez mais modernos, com equipamentos que permitem tráfego independente da rede aérea por alguns quilômetros e reduzem os riscos de queda das alavancas que ligam os veículos aos fios.
Os especialistas ainda defenderam que os trólebus sejam inseridos no plano de novos corredores em São Paulo, já que em vias com melhor pavimento, como ocorre, nos espaços exclusivos, a eficiência dos trólebus chega a ser maior.
Até o final de sua gestão, o prefeito Fernando Haddad promete inaugurar 147 quilômetros de corredores exclusivos.
Encontro sobre Trólebus discutiu a eficiência do sistema de ônibus elétricos com a modernização de sistemas e veículos
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, reafirmou os investimentos da empresa Ambiental Transportes, em parceria com a Prefeitura, para o início das operações ainda neste ano de mais 50 trólebus novos.
No entanto, a rede da cidade não vai ser ampliada. Os veículos vão substituir os trólebus já em operação.
Hoje a rede de trólebus em São Paulo possui 192 unidades que atendem a 11 linhas, transportando 2,2 milhões de passageiros por mês.
Entre o ano passado e este ano, a substituição da frota vai atingir a 110 veículos, dos quais, trólebus com 15 metros de comprimento, que podem transportar 101 pessoas.
O anúncio do secretário foi feito nesta terça-feira, dia 14 de maio, no 2º Seminário de Trólebus, realizado no Instituto de Engenharia de São Paulo.
O evento teve a presença de especialistas dos setores de transportes e tecnologia e de representantes do poder público.
De acordo com Tatto, além dos veículos elétricos, dos 15 mil ônibus na cidade de São Paulo, 1.747 usam formas de energia limpa, como biodiesel, etanol e diesel de cana de açúcar.
Desse total, 1200 usam a mistura B 20 (20% de Biodiesel ao diesel comum), 60 são movidos a álcool, 295 usam mistura de 10% de diesel de cana de açúcar ao diesel comum e os demais ônibus da frota funcionam com a mistura B 5 (5% de Biodiesel ao diesel comum).
A cidade de São Paulo já chegou a ter mais de 500 trólebus, mas a rede foi reduzida no início dos anos 2000.
O fato foi criticado pelos especialistas que dizem que São Paulo seguiu na contramão do setor de mobilidade limpa ao reduzir a rede de trólebus.
Eles defenderam que hoje os trólebus estão cada vez mais modernos, com equipamentos que permitem tráfego independente da rede aérea por alguns quilômetros e reduzem os riscos de queda das alavancas que ligam os veículos aos fios.
Os especialistas ainda defenderam que os trólebus sejam inseridos no plano de novos corredores em São Paulo, já que em vias com melhor pavimento, como ocorre, nos espaços exclusivos, a eficiência dos trólebus chega a ser maior.
Até o final de sua gestão, o prefeito Fernando Haddad promete inaugurar 147 quilômetros de corredores exclusivos.
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