O projeto de implantação de um trem de média velocidade entre Brasília e Goiânia (GO), passando por Anápolis, deu um passo importante esta semana. O governo federal confirmou a contratação de um consórcio formado por quatro empresas para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA), que vai nortear a instalação da ligação ferroviária.
É esse trabalho, que tem prazo de 15 meses para ser executado, que vai avaliar aspectos econômicos, de demanda e possíveis impactos ambientais e sociais na região a ser cortada pelos trilhos. O estudo também apresentará os possíveis traçados da ferrovia. Análises de conjuntura econômica apontam que o Eixo Brasília-Goiânia só perderá, dentro de poucos anos, para o do Rio-São Paulo.
A síntese do contrato, no valor de R$ 3,2 milhões, foi publicada na última segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento confirma como vencedor de uma licitação o consórcio formado pelos grupos Egis Vega (engenharia), Logit (estudos de demanda de transporte), JGP (análises ambientais) e MMSO (consultoria jurídica). Ao todo, 41 grupos de vários países (América, Europa e Ásia) concorreram no processo, cujo edital foi lançado no ano passado.
Plano de trabalho
O consórcio vencedor deve apresentar nos próximos dias um plano de trabalho com um cronograma definido. “O projeto está saindo do papel. Não tem como voltar atrás. A criação dessa ferrovia é determinante para o desenvolvimento de toda a região, por isso há todo esse empenho entre órgãos da União e os governos do Distrito Federal e de Goiás. Temos de continuar seguindo nesse sentido”, disse o presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, que coordena o grupo técnico à frente do projeto.
Ontem à tarde, integrantes do consórcio foram apresentados ao grupo, formado por representantes dos governos de Goiás e do DF, da Sudeco, da ANTT e do Ministério dos Transportes. Também aconteceu a primeira reunião de trabalho. “A partir de agora, já passam a valer prazos”, explica Dourado.
Abrangência
Projeto: implantação de
uma linha ferroviária
ligando Brasília à capital goiana
uma linha ferroviária
ligando Brasília à capital goiana
Distância: 200 quilômetros
Bases: Brasília (DF), Anápolis e Goiânia (GO) — e provavelmente Alexânia (GO)
Uso: misto, para transporte
de passageiros e de cargas
de passageiros e de cargas
Equipamento: trem de média velocidade (até 200km/h)
Importância regional: o trecho entre as duas capitais caminha para ser o segundo mais importante economicamente do Brasil, perdendo apenas para o Eixo Rio-São Paulo. O Produto Interno Bruto (PIB) local é avaliado em mais de R$ 230 bilhões (6% do nacional e quase 70% o do Centro-Oeste). As cidades às margens da BR-060 abrigam hoje cerca de 7 milhões de pessoas (devem ser 20 milhões em 2030)
Fonte: Correio Braziliense, Por Almiro Marcos
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