segunda-feira, 13 de maio de 2013

Taxa de retorno para investidor do trem-bala também pode subir, diz EPL

Se houver alta, preço do bilhete para passageiros também deve subir. Governo elevou de 5,5% para 7,2% taxa de retorno de rodovias.
Foto: Reprodução
O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse na última sexta-feira (10) que o governo vai avaliar a elevação da Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto do trem-bala que vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, fixada no edital em 6,32%.
A TIR estabelece o ganho do investidor que aplica seu dinheiro no projeto. A decisão de avaliar a taxa do trem-bala acontece depois que o governo anunciou, na quinta (9), a elevação 5,5% para 7,2% na TIR para o pacote de concessão de rodovias.
De acordo com Figueiredo, caso a TIR para o projeto do trem-bala venha a subir haverá aumento no preço do bilhete para os passageiros – para o deslocamento entre São Paulo e Rio de Janeiro, o custo da passagem é estimado, nas condições atuais, em pelo menos R$ 199.
“O projeto do trem-bala seria mais atrativo com a melhoria da TIR e das condições de financiamento”, disse Figueiredo. O leilão do trem-bala está previsto para acontecer em 19 de setembro. O investimento no projeto é estimado em R$ 35,6 bilhões. A concessão será pelo prazo de 40 anos.
Negociações encerradas
Figueiredo disse que as negociações com investidores em torno do pacote de concessões dos 7,5 mil quilômetros de rodovias foi encerrado após reunião de quinta, em que o governo elevou a taxa de retorno dos projetos.
A previsão inicial do governo era leiloar as rodovias a partir de abril. Entretanto, discussões com o mercado atrasaram o cronograma. A nova previsão é que os leilões dos 9 lotes de estradas comecem a ser licitados em setembro.
“A gente investiu no aperfeiçoamento do projeto e isso gerou atraso no cronograma. Mas encerramos esse ciclo de negociação e agora vamos partir para outro processo”, disse o presidente da EPL.
Antes do leilão, os estudos técnicos das rodovias ainda precisam passar por análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Depois, serão publicados os editais.
Em agosto do ano passado, o governo lançou a primeira etapa de um novo pacote de concessões para incentivar investimentos na infraestrutura do país. Essa primeira fase do chamado Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões na reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.

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