por
Donisete Braga quer novo modelo de transporte em Mauá
Prefeito vai se reunir com secretarias e analisa possibilidade de nova licitação
ADAMO BAZANI – CBN
O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, quer implantar na cidade um novo modelo de operação e de contratos no sistema de transportes.
Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, ele se reúne com as secretarias de mobilidade urbana, de governo e de assuntos jurídicos para analisar a possibilidade, inclusive de rompimento dos contratos atuais.
Hoje os serviços são prestados pelas empresas Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02.
O chefe do executivo mauaense disse que não descarta a possibilidade de realizar uma nova licitação na cidade se não houver melhoria nos serviços da cidade.
“Pode haver quebra (do contrato) mediante ao não cumprimento do contrato de concessão. E a Prefeitura, que é o poder concedente, teria toda a iniciativa de fazer um certame no sentido de buscar uma eficiência que não temos hoje. Estamos estudando um modelo que possa dar conta das necessidades da população” – disse.
Foi realizada uma sindicância sobre os serviços, incluindo o sistema de bilhetagem. Há suspeita de depósitos indevidos dos créditos de passagens repassados pela prefeitura às empresas de ônibus pela controladora do sistema de bilhetagem PK 9. Os repasses somariam R$ 6,8 milhões.
“Nós vamos nos debruçar sobre o contrato de concessão,mediante inclusive a sindicância que deve ter os resultados nos próximos dias. Vamos chamar as empresas para ter um diálogo para ver se ainda há possibilidade de retomar um processo eficiente. Caso nossa avaliação seja negativa, nós vamos estabelecer um modelo muito novo. Por que Mauá tem de ficar nessa pendência judicial que é prejudicial a todos?” – relatou p refeito.
Ele disse que um dos modelos estudados é sobre Mauá ter um lote apenas de transportes, mas com mais empresas de ônibus operando.
Ele cita como um modelo que considera interessante, o de Santo André, que possui a Expresso Guarará, de Sebastião Passarelli e Franceso Trípoli, operando o sistema de Vila Luzita, e o Consórcio União Santo André, com as empresas Viação Guaianazes, Viação Curuçá e ETUSA, todas de Ronan Maria Pinto, EUSA, de Baltazar José de Souza, Vaz, de Ozias, Thiago e Gustavo Vaz e Parque das Nações, de Carlos Sófio.
Donisete Braga se declarou incomodado com a disputa jurídica entre a Leblon Transporte de Passageiros e a Viação Estrela de Mauá para a operação do lote 02. A Leblon teve o direito de operar na cidade reconhecido pela Justiça, mas a Estrela de Mauá contesta a vitória da empresa.
Em relação ao lote 01, o que incomoda o prefeito é a falta de qualidade dos serviços da Viação Cidade de Mauá. Na semana passada, o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Paulo Eugênio, disse que a empresa poderia ser retirada do sistema até o final deste mês se não apresentasse melhorias. Donisete Braga confirmou que até agora a empresa não apresentou os avanços esperados.
O prefeito fez questão de frisar que não tem preferência por empresas, mas reconhece a diferença de qualidade entre a Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transporte. A Leblon na opinião dele, presta um bom serviço, embora que possa ser melhorar em alguns aspectos.
Para ele é complicada uma situação de a Viação Estrela de Mauá ter uma frota nova parada na garagem enquanto a frota da Viação Cidade de Mauá apresenta diversos problemas de manutenção.
Donisete ressaltou, no entanto que mobilidade urbana não se restringe apenas a empresas de ônibus. Ele anunciou estudos e medidas para aumentar a fluidez do trânsito, como a construção da Marginal da Avenida Barão de Mauá, de corredores de ônibus e o barateamento dos custos de transportes através de integrações. A integração tarifária com os trens da CPTM deve ser concluída este ano. Donisete voltou a anunciar a reforma do terminal central de ônibus e a criação de mais terminais de bairro.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Prefeito vai se reunir com secretarias e analisa possibilidade de nova licitação
ADAMO BAZANI – CBN
O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, quer implantar na cidade um novo modelo de operação e de contratos no sistema de transportes.
Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, ele se reúne com as secretarias de mobilidade urbana, de governo e de assuntos jurídicos para analisar a possibilidade, inclusive de rompimento dos contratos atuais.
Hoje os serviços são prestados pelas empresas Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02.
O chefe do executivo mauaense disse que não descarta a possibilidade de realizar uma nova licitação na cidade se não houver melhoria nos serviços da cidade.
“Pode haver quebra (do contrato) mediante ao não cumprimento do contrato de concessão. E a Prefeitura, que é o poder concedente, teria toda a iniciativa de fazer um certame no sentido de buscar uma eficiência que não temos hoje. Estamos estudando um modelo que possa dar conta das necessidades da população” – disse.
Foi realizada uma sindicância sobre os serviços, incluindo o sistema de bilhetagem. Há suspeita de depósitos indevidos dos créditos de passagens repassados pela prefeitura às empresas de ônibus pela controladora do sistema de bilhetagem PK 9. Os repasses somariam R$ 6,8 milhões.
“Nós vamos nos debruçar sobre o contrato de concessão,mediante inclusive a sindicância que deve ter os resultados nos próximos dias. Vamos chamar as empresas para ter um diálogo para ver se ainda há possibilidade de retomar um processo eficiente. Caso nossa avaliação seja negativa, nós vamos estabelecer um modelo muito novo. Por que Mauá tem de ficar nessa pendência judicial que é prejudicial a todos?” – relatou p refeito.
Ele disse que um dos modelos estudados é sobre Mauá ter um lote apenas de transportes, mas com mais empresas de ônibus operando.
Ele cita como um modelo que considera interessante, o de Santo André, que possui a Expresso Guarará, de Sebastião Passarelli e Franceso Trípoli, operando o sistema de Vila Luzita, e o Consórcio União Santo André, com as empresas Viação Guaianazes, Viação Curuçá e ETUSA, todas de Ronan Maria Pinto, EUSA, de Baltazar José de Souza, Vaz, de Ozias, Thiago e Gustavo Vaz e Parque das Nações, de Carlos Sófio.
Donisete Braga se declarou incomodado com a disputa jurídica entre a Leblon Transporte de Passageiros e a Viação Estrela de Mauá para a operação do lote 02. A Leblon teve o direito de operar na cidade reconhecido pela Justiça, mas a Estrela de Mauá contesta a vitória da empresa.
Em relação ao lote 01, o que incomoda o prefeito é a falta de qualidade dos serviços da Viação Cidade de Mauá. Na semana passada, o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Paulo Eugênio, disse que a empresa poderia ser retirada do sistema até o final deste mês se não apresentasse melhorias. Donisete Braga confirmou que até agora a empresa não apresentou os avanços esperados.
O prefeito fez questão de frisar que não tem preferência por empresas, mas reconhece a diferença de qualidade entre a Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transporte. A Leblon na opinião dele, presta um bom serviço, embora que possa ser melhorar em alguns aspectos.
Para ele é complicada uma situação de a Viação Estrela de Mauá ter uma frota nova parada na garagem enquanto a frota da Viação Cidade de Mauá apresenta diversos problemas de manutenção.
Donisete ressaltou, no entanto que mobilidade urbana não se restringe apenas a empresas de ônibus. Ele anunciou estudos e medidas para aumentar a fluidez do trânsito, como a construção da Marginal da Avenida Barão de Mauá, de corredores de ônibus e o barateamento dos custos de transportes através de integrações. A integração tarifária com os trens da CPTM deve ser concluída este ano. Donisete voltou a anunciar a reforma do terminal central de ônibus e a criação de mais terminais de bairro.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário