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Bilhete Único Mensal só a partir de novembro
Secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, disse que passageiro terá de fazer cadastro em duas etapas
ADAMO BAZANI – CBN
O Bilhete Único Mensal, pelo qual o passageiro paga um valor fixo e pode usar quantos ônibus quiser no período, só deve ser implantado em novembro.
A afirmação é do Secretário Municipal dos Transportes, ao jornal O Estado de São Paulo.
Promessa de campanha de Fernando Haddad para o primeiro semestre, o bilhete não deve ficar pronto antes por conta de adaptações técnicas. Além disso, o valor prometido de R$ 140 não deve ser aplicado, porque até lá, a tarifa de ônibus deve ter sido reajustada. O aumento só não ocorreu no início deste ano porque com medo de perder ainda mais o controle da inflação, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu o congelamento das passagens em sistemas que pesem nos números do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. As cidades que são levadas menos em conta no índice, puderam aumentar livremente, pois seus reajustes não criam uma “imagem negativa” no IPCA, que é a vitrine da inflação do Governo Federal.
Para ter acesso ao Bilhete Único Mensal, os cerca de 7 milhões de usuários da cidade devem fazer o cadastro em duas etapas: primeiro pela internet, com o preenchimento de uma ficha e o fornecimento de dados como o CPF. Depois, os passageiros têm de ir pessoalmente a postos da SPTrans para completar o cadastro. O sistema será por biometria, com o reconhecimento das impressões digitais dos usuários para evitar fraudes.
O cadastro deve começar em abril.
Nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo, publicou no Diário Oficial Municipal, o edital para as empresas interessadas em fornecer os validadores com o reconhecimento biométrico que serão usados para Bilhete Único Mensal.
As propostas devem ser analisadas até o final de março.
Os validadores funcionarão em conjunto com sistema de GPS e terão de ser aptos a novas tecnologias que permitem, por exemplo, recarga na catraca, compra de créditos via celular, internet ou com desconto direto na conta bancária.
A implantação do Bilhete Único Mensal vai depender também da licitação dos transportes coletivos da cidade de São Paulo que deve trazer algumas reestruturações nos lotes operacionais: em vez dos atuais 8 consórcios, haverá apenas 3 SPEs – Sociedades de Propósito Específico. Cada SPE poderá reunir diversas companhias, mas ela será como uma empresa e a prefeitura negociará com a SPE e não com as viações associadas. Já o número de lotes de cooperativas deve subir de oito para onze, no mínimo.
Jilmar Tatto estuda também elaborar o Bilhete Único Semanal, que funcionará nos mesmos moldes, mudando só o valor das recargas dos cartões. Hoje existem cerca de 22 milhões de cartões ativos.
Antes da implantação à maior parte dos passageiros, o novo sistema de bilhetagem vai passar por um projeto piloto com estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
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