A avenida 23 de Maio, uma das vias mais congestionadas da cidade de São Paulo, terá uma faixa exclusiva de ônibus até o fim deste ano. Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), ela irá da praça da Bandeira, no centro, até o Grajaú, na zona sul.
Ele não detalhou, no entanto, qual a extensão exata e o horário de funcionamento. Mas ela deve ser formada também pelas avenidas Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luiz e Interlagos, que já tinham faixas exclusivas em estudo.
As faixas exclusivas são implantadas à direita das avenidas, e geralmente funcionam nos horários de pico. A invasão rende multa de R$ 53 e três pontos na habilitação.
Até o fim do mandato, Haddad pretende construir nessas vias um corredor de ônibus que vai até a zona norte. O corredor fica à esquerda e funciona em tempo integral. O prefeito também anunciou ontem que vai antecipar o cumprimento de sua meta de implantar 150 km de faixas exclusivas de ônibus.
Antes o prazo era até o fim da gestão, agora ele promete para este ano. E a quantidade foi elevada para 220 km. “Todas as grandes avenidas de São Paulo vão contar com faixas exclusivas para aumentar a velocidade, melhorar a qualidade e diminuir o custo [dos ônibus]“, afirmou ao “SPTV”, da TV Globo.
O anúncio pegou de surpresa técnicos da CET, que ainda não aprontaram todos os projetos. Entre as vias que serão contempladas está a avenida Paulista. Na marginal Pinheiros, elas começam a funcionar na segunda-feira.
Corredores
Haddad também afirmou que vai assinar nessa semana os contratos para a construção de 66 km de corredores de ônibus. As obras serão feitas em vias como Radial Leste, Aricanduva, estrada do Campo Limpo e Luís Carlos Berrini.
A licitação, de R$ 2,2 bilhões, foi lançada pelo antecessor Gilberto Kassab (PSD) e ainda inclui terminais de ônibus como o de Itaquera e do Jardim Ângela. O prazo de conclusão de cada obra varia entre 18 a 36 meses após a assinatura dos contratos.
Fonte: Folha de S. Paulo
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