Crescimento em 2013 foi de 1.000%, em relação ao ano passado.
Nos corredores de ônibus, aumento de infrações foi de 5%.
As multas por tráfego nas pistas exclusivas de ônibus dispararam este ano na capital paulista. Nos quatro primeiros meses de 2013, foram registradas emSão Paulo mais de 45 mil multas a motoristas que entraram na pista dos ônibus, as faixas exclusivas à direita. Um crescimento de 1.000% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos corredores, nas pistas dos ônibus que ficam à esquerda, as invasões foram mais comuns: 96 mil, um aumento de 5%, informou o Bom Dia São Paulo.
A multa para quem desrespeitar e trafegar pela faixa é de R$ 53, mais a perda de três pontos na Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (10) a implantação da faixa exclusiva para ônibus na Marginal Tietê.
A criação da faixa exclusiva de ônibus é uma tentativa de compensar o aumento da lentidão na via expressa. Um levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que o congestionamento na Marginal Tietê só melhorou depois da restrição aos caminhões só melhorou de manhã, quando houve uma redução de 15% nas filas.
Nos pontos, os passageiros perceberam que os ônibus estão demorando mais. “A partir das 16h demora mais ainda e já vem cheio, já cheguei a esperar duas horas pelo ônibus”, reclama a atendente de lanchonete Maíra da Silva.Já no fim da tarde e à noite, quando os caminhões também estão proibidos de circular na via, a lentidão aumentou mais de trinta por cento. Entre 17h e 20h, as filas na marginal passaram de 20 km para mais de 26 km.
Mais de 30 linhas municipais passam pela marginal. A faixa exclusiva vai funcionar nos trechos onde a circulação é maior. Os ônibus terão exclusividade nos dois sentidos da marginal entre as pontes das bandeiras e a Aricanduva. A maior parte, de quase oito quilômetros, será no sentido Ayrton Senna. No sentido Castello Branco, a faixa será menor, terá 5 km. No total, serão quase 13 km de extensão.
A faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira; de manhã no sentido Castello Branco e à tarde no sentido Rodovia Ayrton Senna. A CET acredita que já será suficiente para aumentar a velocidade dos ônibus na via.
“A gente está separando os ônibus do trânsito em geral pressupondo criar um espaço cativo e ao mesmo tempo melhorar o desempenho dos ônibus visando chegar ao final da gestão num índice bastante significativo numa média de 25km/h a velocidade”, explica o diretor de operações da CET, Maurício Régio.
Medidas que privilegiam o transporte público são sempre bem vindas para quem estuda a cidade. “Ninguém mais resolve o problema da mobilidade por transporte individual na cidade de São Paulo. Nem com alargamento da Marginal Tietê, nem com Rodoanel. Agora, chegou a hora do transporte coletivo, doa a quem doer”, diz o consultor de engenharia de tráfego e transportes Horácio Figueira.
A expectativa é que mais pessoas passem a usar transporte público na Marginal Tietê. Nas contas da CET isso significa o levar 200 mil nos ônibus.
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