SETORIAL NACIONAL
DE TRANSPORTES
CLIPPING 10/06/2013
Quem tiver matérias sobre projetos de leis e ações dos
nossos parlamentares na área dos transportes, favor enviar para ser publicada
no Clipping. Deve mandar o material para o email transportesptbr@gmail.com
Política & Economia
PAC 2 DESEMPACA
O BRASIL
Ministra Belchior fez novo
balanço do PAC: um sucesso !
Assista também o vídeo
institucional
7º BALANÇO DO PAC 2
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) se consolida como uma das forças propulsoras do desenvolvimento do País. Ao investir em áreas estratégicas, como infraestrutura e logística, o Governo Federal gera emprego, mantém o mercado interno aquecido e eleva a competitividade do Brasil.
Desde o início do PAC, o investimento público cresceu quatro vezes mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) – 111% em termos reais. Com isso, a participação do investimento público no PIB aumentou 56%. A geração de emprego é outro efeito do Programa. No setor de obras de infraestrutura, o emprego formal aumentou 7,9% ao ano em média, entre 2011 e abril de 2013. Esse resultado é mais que o dobro do crescimento do emprego formal total no Brasil, que cresceu 3,6% ao ano, em média.
Mídia convida Dilma ao suicídio?
É impressionante a capacidade dos jornais de acreditarem
na amnésia coletiva.
Mais impressionante ainda é capacidade de acreditar que,
alternando ameaças e elogios, são capazes de conduzir um governante ao
suicídio.
“Dilma ensaia retorno à receita de FHC“,
publica hoje a Folha de S. Paulo, relatando como, supostamente, o governo
abandona a política expansionista – ou anticíclica, como preferem chamar os
economistas, que consiste em usar o Estado como indutor de crescimento
econômico em períodos de crise econômica – para se fixar na cartilha
neoliberal, onde a “Santíssima Trindade” formada pelos juros-câmbio-inflação
deve ser louvada diária e eternamente, ainda que se imolem povo e país em seu
altar.
PAC 2
concluiu até abril 54,9% das obras previstas até 2014
Os
investimentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)
atingiram 56,3% do total previsto até 2014, o que representa R$ 557,4 bilhões
em ações de infraestrutura logística, social e urbana até abril deste ano,
segundo informou o Ministério do Planejamento, nesta segunda-feira (10), ao
apresentar o sétimo balanço do PAC 2.
Mobilidade Urbana
Portas em plataforma de
estação do Metrô estão há 3 anos sem funcionar
Depois de três anos do início de sua instalação, as portas na plataforma
da estação de Metrô Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha, ainda não começaram a
funcionar. A previsão inicial para o início da operação era junho de 2010, mas
o sistema nunca chegou a operar. Segundo o Metrô, o objetivo das portas é diminuir
a possibilidade de acesso dos usuários à via e casos de suicídio.
Os usuários do Terminal Integrado do
Barro, na Zona Oeste do
Recife, vão desembarcar em novas plataformas a partir deste sábado (8). A nova
etapa foi entregue na manhã desta sexta-feira (7) pelo governador Eduardo
Campos e será inaugurada amanhã. A nova seção corresponde à primeira fase de
ampliação do terminal, que será reformado e vai passar a ter 19 mil metros
quadrados.
Metrô SP define empresa
para operar bicicletários
O Diário
Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira, dia 6, o credenciamento
da empresa FGTV Produções para operar os dez bicicletários nas seguintes
estações do Metrô: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás,
Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. O serviço
deverá ter início em 5 de julho próximo.
PREFEITURA QUER
CRIAR FAIXA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS NA PAULISTA E DIMINUIR EM 50% O FLUXO DE LINHAS
Visando a
melhor fluidez na avenida Paulista a prefeitura pretende tirar metade dos
ônibus daquela que é a via mais famosa da capital paulista. Hoje circulam 37
linhas de ônibus na avenida, segundo a SPTrans.
PISCINÃO SERÁ LOCAL DO PÁTIO DA LINHA
17
Eu que acompanho de perto as obras da linha 17-ouro sempre me
indaguei onde seria o pátio dos monotrilhos. Nunca vi uma reportaagem ou
comentário sobre isto. Mas, agora, com um decreto do prefeito Fernando Haddad,
já sabemos onde será.
O decreto emitido no último sábado , autoriza o Metrô de São
Paulo a usar o Piscinão do Jabaquera para a construção da área de manobras e
estacionamento. Com isso, quatro quadras poliesportivas e uma pista de skate,
todas públicas e dentro do terreno, serão fechadas.
Aumento da Lentidão na Marginal
Tietê faz Prefeitura pensar em Transporte Público
A Marginal do Rio Tietê terá uma nova faixa exclusiva de ônibus nas
próximas semanas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo
Transporte (SPTrans) já iniciaram a sinalização para implantar a nova faixa na
Marginal, em ambos os sentidos, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, com
extensão total de 12,7 km, dos quais 5 km estão localizados no sentido para a
Rodovia Castello Branco (Centro) e 7,7 km de faixa exclusiva, sinalizados no
sentido Rodovia Ayrton Senna (Bairro).
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Logística
Rodovias em péssimo estado atrasam progresso do Brasil
As estradas do Brasil
estão esburacadas, lentas e perigosas. Elas atrasam a nossa economia e tiram
vidas. A repórter Sônia Bridi percorreu as principais rodovias do país, de
Norte a Sul. É a série ‘Brasil: Quem paga é você’.
Não é fácil construir na
Amazônia. Abrir caminho na selva, com pouco tempo sem chuva para trabalhar o
chão. Mas demorar 40 anos e ainda ter a estrada incompleta.
Obs:
Leiam também o comentário do Setorial
Enfim, a modernização dos portos brasileiros
Historicamente, o poder Legislativo brasileiro tende a acatar os vetos
presidenciais. Contudo, os vetos sobre a lei dos royalties do petróleo mudaram
essa equação e o STF – ultimamente sempre ele – apareceu para apimentar o caso.
Fato é que, encerrada a discussão sobre a necessidade de apreciação cronológica
dos vetos, o Legislativo, bem ou mal, legitimou sua função e pôde superar um
veto presidencial, como autoriza a Constituição. Assim, forçou a presidente a
encaminhar projeto de lei sobre a destinação dos royalties à educação,
reestabelecendo, de certa forma, a ordem constitucional de divisão das funções
entre os três poderes.
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do Planejamento
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