Representantes políticos e empresariais se reuniram na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Santa Catarina, na tarde da última sexta-feira (7), na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa a pedido dos deputados Darci de Matos (PSD) e Antonio Aguiar (PMDB).
Por unanimidade eles explicaram que o melhor traçado da Ferrovia do Frango (de Chapecó ao litoral) será pelo Planalto Norte. Darci abriu a reunião mostrando que a presidente Dilma deverá investir R$ 91 bilhões no setor ferroviário e serão construídas duas novas ferrovias em solo catarinense.
“Uma delas é a Ferrovia do Frango e o traçado mais viável e benéfico é pelo Planalto Norte, passando por Joaçaba,Porto União e São Francisco do Sul. Ela ficará muito mais barata do que a alternativa por Itajaí, pois 70% dos trilhos já estão prontos”.
O senador Luiz Henrique da Silveira informou que esteve reunido com um grande grupo econômico chinês que pretende investir em ferrovias na região. Ele lembrou também da necessidade de execução da Ferrovia do Grão, de Maracaju (MS) a Mafra, “que servirá para alimentar os animais da indústria da carne catarinense”.
Diretores dos portos de Itapoá e São Francisco do Sul e o presidente da Federação dos Transportadores de Carga (Fetrancesc) revelaram que os outros modais de transporte estão de acordo com a implantação e modernização da ferrovia.
Fonte: Portal da Ilha/SC
”Alternativa tecnicamente melhor para Tocantins, Goiás, Minas e São Paulo de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul”
ResponderExcluirProposta de extensão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul e Fernandópolis em locais de baixas demandas e fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a implantação e operação a se somar aos vários anos paralisadas, ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida utilização e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás no município de Itumbiara como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, até adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros entre São Paulo e Brasília, algo que se torna inviabilizado se for mantida a atual proposta original política, ou ainda por Araguari, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão Preto, Campinas, Jundiaí e São Paulo atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma precária a F C A antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação consistente com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovias paulistas tenham o mesmo destino das devolvidas pela FCA, ou seja o sucateamento.
O texto complementar completo referente ao estado de SP pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito, onde consta um mapa ilustrativo.
“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo” de Paulo Roberto Filomeno