SETORIAL NACIONAL
DE TRANSPORTES
CLIPPING 06/06/2013
Quem tiver matérias sobre projetos de leis e ações dos
nossos parlamentares na área dos transportes, favor enviar para ser publicada
no Clipping. Deve mandar o material para o email transportesptbr@gmail.com
Política & Economia
WANDERLEY: PIG TEM
ORGASMO COM CATÁSTROFE
Redatores (são) incompetentes ou corrompidos.
Wanderley Guilherme faz uma crítica duríssima ao jornalismo
de catástrofe conduzido pela principal empresa de mídia no país, um jornalismo
que não esconde a satisfação com cada fato negativo que encontra, mesmo que
para isso tenha que distorcer a realidade para pintá-los, aos fatos, como
piores que são.
Para quem não crê no “terror econômico”
A gente é tão bombardeado pela mídia com notícias catastróficas
sobre a economia brasileira que, quando alguém diz que não há desastre
algum, ficam achando que é algum “bobinho” ou governista fanático tentando
“dourar a pílula econômica”.
Pois, afinal, até o presidente do Banco Central entra no
coro da inflação alta e aumenta os juros, não é?
Hoje mesmo os jornais anunciam que, acima do que era
esperado, IGP-DI
sobe 0,32% em maio, após queda em abril, informa FGV.
Mobilidade Urbana
EDITAL DO
MONOTRILHO DO ABC SAI EM AGOSTO. OUTROS SISTEMAS DO MUNDO APRESENTAM MAIOR
CUSTO OPERACIONAL
O Governo do
Estado de São Paulo quer publicar o edital da Linha 18 – Bronze do Metrô em
Agosto deste ano (antes tinha prometido para Julho). Trata-se de um monotrilho
que vai ligar a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, à estação
Tamanduateí, integrando com as linhas 2 – Verde do Metrô e a linha 10 Turquesa
da CPTM. Serão 12 estações em 14,3 km de extensão com 23 composições. A demanda
estimada é de 365 mil passageiros por dia.
LEITOR DENUNCIA
FIM DA INTEGRAÇÃO ENTRE METRÔ E EMTU NO TERM. SACOMÃ
Nosso leitor Giuliano Reis nos informou através do formulário de
contato deste blog, um fato que parece que passou “desapercebido” pelo
noticiário das mídias de grande circulação: A mudança na integração no terminal
Sacomã entre o Metrô e o sistema da EMTU.
Giuliano conta que trabalha na AV. Paulista, e utiliza o
terminal para fazer a integração entre ambos os sistemas, sendo que usava
bilhete único no Metrô, que custava R$ 3,00, e no terminal pagava a integração
(antes que era R$1,65): “Quando embarcava no ônibus
intermunicipal pagava a diferença da tarifa ou seja $1,20 (as tarifas antes do
aumento)”.
Para surpresa dele, de todos os passageiros, e também a nossa, a
partir do última dia 02, foi estabelecida a integração Bilhete Único e Cartão
Bom. O passageiro que usa o metrô mais o intermunicipal , passou a pagar o
valor integral na passagem das linhas gerenciadas pela EMTU: “Estou indignado! o Governo em vez de facilitar a
vida, sempre muda algo para favorecer a si mesmo. Eu gastava menos de $6 para
retornar pra casa e agora estou arcando com $7,50, ou seja , 25% a mais”
Redução das tarifas no ABC não
deve sofrer resistência de empresas de ônibus
A partir do dia 15 de junho, as tarifas de
ônibus de cinco cidades do ABC Paulista serão reduzidas de R$ 3,30 para R$
3,20.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 05 de junho, pelos sete prefeitos da região, que participaram de uma reunião extraordinária no Consórcio Intermunicipal do ABC.
As reduções de tarifas vão ocorrer nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 05 de junho, pelos sete prefeitos da região, que participaram de uma reunião extraordinária no Consórcio Intermunicipal do ABC.
As reduções de tarifas vão ocorrer nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.
Logística
Governo quer regulamentar Lei dos Portos em 15 dias
A Medida Provisória dos Portos recebeu 55 contribuições do Congresso,
das quais 45 foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. A informação foi
prestada na tarde desta quarta-feira, 5, pela ministra da Casa Civil, Gleisi
Hoffmann. Segundo ela, todos os acordos feitos com os trabalhadores na comissão
mista que analisou a proposta foram cumpridos.
Porto do Rio de Janeiro planeja movimentar 3
milhões de contêineres em 2016
Um dos três portos mais importantes do Brasil, o Porto do Rio planeja
aumentar, até 2016, o movimento de contêineres para mais 3 milhões ao ano –
quase seis vezes os 508 mil movimentados no ano passado. As dificuldades de
acesso ao porto – tanto por terra quanto por mar –, no entanto, podem ser
entraves ao esperado crescimento.
Acesso a terminais é maior problema nos 10
principais portos brasileiros
A dificuldade de acesso
aos terminais de carga é o principal problema nos dez maiores portos
brasileiros, responsável por atrasos na entrega, aumento dos preços e prejuízos
às empresas envolvidas nas operações.
Além de
congestionamentos em rodovias que levam aos portos, falta de pátios para
estacionamento de caminhões, planos de movimentação ineficientes e outros
problemas em terra, há ainda restrições para a navegação dos navios por conta
da baixa profundidade, entraves burocráticos e embaraço na execução de obras.
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Clipping
do Planejamento
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