quinta-feira, 6 de junho de 2013

SETORIAL NACIONAL DE TRANSPORTES

CLIPPING  06/06/2013
Quem tiver matérias sobre projetos de leis e ações dos nossos parlamentares na área dos transportes, favor enviar para ser publicada no Clipping. Deve mandar o material para o email transportesptbr@gmail.com
Política & Economia

 

WANDERLEY: PIG TEM 
ORGASMO COM CATÁSTROFE

Redatores (são) incompetentes ou corrompidos.
Wanderley Guilherme faz uma crítica duríssima ao jornalismo de catástrofe conduzido pela principal empresa de mídia no país, um jornalismo que não esconde a satisfação com cada fato negativo que encontra, mesmo que para isso tenha que distorcer a realidade para pintá-los, aos fatos, como piores que são.

Para quem não crê no “terror econômico”
A gente é tão bombardeado pela mídia com notícias catastróficas sobre a economia brasileira  que, quando alguém diz que não há desastre algum, ficam achando que é algum “bobinho” ou governista fanático tentando “dourar a pílula econômica”.
Pois, afinal, até o presidente do Banco Central  entra no coro da inflação alta e aumenta os juros, não é?
Hoje mesmo os jornais anunciam que, acima do que era esperado, IGP-DI sobe 0,32% em maio, após queda em abril, informa FGV.

Mobilidade Urbana

EDITAL DO MONOTRILHO DO ABC SAI EM AGOSTO. OUTROS SISTEMAS DO MUNDO APRESENTAM MAIOR CUSTO OPERACIONAL

O Governo do Estado de São Paulo quer publicar o edital da Linha 18 – Bronze do Metrô em Agosto deste ano (antes tinha prometido para Julho). Trata-se de um monotrilho que vai ligar a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, à estação Tamanduateí, integrando com as linhas 2 – Verde do Metrô e a linha 10 Turquesa da CPTM. Serão 12 estações em 14,3 km de extensão com 23 composições. A demanda estimada é de 365 mil passageiros por dia.

LEITOR DENUNCIA FIM DA INTEGRAÇÃO ENTRE METRÔ E EMTU NO TERM. SACOMÃ

Nosso leitor Giuliano Reis nos informou através do formulário de contato deste blog, um fato que parece que passou “desapercebido” pelo noticiário das mídias de grande circulação: A mudança na integração no terminal Sacomã entre o Metrô e o sistema da EMTU.
Giuliano conta que trabalha na AV. Paulista, e utiliza o terminal para fazer a integração entre ambos os sistemas, sendo que usava bilhete único no Metrô, que custava R$ 3,00, e no terminal pagava a integração (antes que era R$1,65): “Quando embarcava no ônibus intermunicipal pagava a diferença da tarifa ou seja $1,20 (as tarifas antes do aumento)”.
Para surpresa dele, de todos os passageiros, e também a nossa, a partir do última dia 02, foi estabelecida a integração Bilhete Único e Cartão Bom. O passageiro que usa o metrô mais o intermunicipal , passou a pagar o valor integral na passagem das linhas gerenciadas pela EMTU: “Estou indignado! o Governo em vez de facilitar a vida, sempre muda algo para favorecer a si mesmo. Eu gastava menos de $6 para retornar pra casa e agora estou arcando com $7,50, ou seja , 25% a mais”

Redução das tarifas no ABC não deve sofrer resistência de empresas de ônibus

A partir do dia 15 de junho, as tarifas de ônibus de cinco cidades do ABC Paulista serão reduzidas de R$ 3,30 para R$ 3,20.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 05 de junho, pelos sete prefeitos da região, que participaram de uma reunião extraordinária no Consórcio Intermunicipal do ABC.
As reduções de tarifas vão ocorrer nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

 

Logística
Governo quer regulamentar Lei dos Portos em 15 dias
A Medida Provisória dos Portos recebeu 55 contribuições do Congresso, das quais 45 foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff. A informação foi prestada na tarde desta quarta-feira, 5, pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Segundo ela, todos os acordos feitos com os trabalhadores na comissão mista que analisou a proposta foram cumpridos.
Porto do Rio de Janeiro planeja movimentar 3 milhões de contêineres em 2016
Um dos três portos mais importantes do Brasil, o Porto do Rio planeja aumentar, até 2016, o movimento de contêineres para mais 3 milhões ao ano – quase seis vezes os 508 mil movimentados no ano passado. As dificuldades de acesso ao porto – tanto por terra quanto por mar –, no entanto, podem ser entraves ao esperado crescimento.
Acesso a terminais é maior problema nos 10 principais portos brasileiros
A dificuldade de acesso aos terminais de carga é o principal problema nos dez maiores portos brasileiros, responsável por atrasos na entrega, aumento dos preços e prejuízos às empresas envolvidas nas operações.
Além de congestionamentos em rodovias que levam aos portos, falta de pátios para estacionamento de caminhões, planos de movimentação ineficientes e outros problemas em terra, há ainda restrições para a navegação dos navios por conta da baixa profundidade, entraves burocráticos e embaraço na execução de obras.

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