- Serão dois projetos que beneficiarão 1,335 milhão de passageiros por diaO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de dois financiamentos, no total de R$ 2,3 bilhões, para o Estado de São Paulo expandir o sistema de transporte de alta capacidade da região metropolitana paulistana, o metrô.Do total de empréstimos aprovados pelo BNDES, R$ 1,5 bilhão será destinado à expansão da Linha 2- Verde do Metrô-SP, sentido nordeste da capital, no trecho entre a estação Vila Prudente e o estacionamento Rapadura, entre os bairros de Nova Manchester e Vila Formosa. A participação do BNDES será de 45,6% dos investimentos totais.Outra operação aprovada pelo BNDES, no valor de R$ 800 milhões, prevê a implantação da Linha 15 - Prata do Metrô, em sistema monotrilho, no sentido leste da cidade, no trecho entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes. Este projeto já havia recebido apoio do BNDES no valor de R$ 922 milhões, no ano passado. Considerando estes dois financiamentos, a participação total do BNDES no projeto será de 37,6% do investimento total.Nos últimos cinco anos, o BNDES financiou projetos de expansão do Metrô de São Paulo com apoio de R$ 6,272 bilhões. O apoio de maior valor foi a expansão de 3,9 km da Linha 2, R$ 1,579 bilhão, ligando as estações Alto Ipiranga e Vila Prudente, com compra de 16 novos trens.Linha 2 - Esta ampliação está dividida em duas fases. O financiamento que o BNDES acaba de aprovar se destinará à primeira etapa, que prevê a expansão entre a Estação Via Prudente e o Estacionamento Rapadura, em um trecho com 5,5 km de extensão.Esta fase abrange quatro novas estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa), um pátio para o estacionamento das composições (Estacionamento Rapadura) e a aquisição de 17 trens.Atualmente, a Linha 2 tem capacidade para transportar 515 mil passageiros por dia útil. Ao final da primeira fase da expansão, estima-se que a Linha 2 transportará, aproximadamente, 1,2 milhão de passageiros.Está prevista a geração de 1.044 empregos diretos durante a fase de implantação e 425 na fase de operação e manutenção. Os empregos indiretos previstos serão 2.159, na fase de implantação.Linha 15 - Já a implantação da Linha 15-Prata irá acrescentar 24,5 km à rede do Metrô de São Paulo e usará tecnologia de um sistema de monotrilho em vias elevadas. O projeto prevê a implantação de 17 estações e dois pátios de estacionamento, além da manutenção de trens. Serão adquiridos 54 trens, com capacidade de 1.000 passageiros cada.A área de influência do projeto possui aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. A capacidade de oferta do sistema será de 550 mil passageiros/dia. Serão atendidos os distritos de Vila Prudente, São Lucas, Água Rasa, Vila Formosa, Aricanduva, Cidade Líder, Sapopemba, São Mateus, Parque do Carmo, São Rafael, Iguatemi, José Bonifácio, Guaianazes e Cidade Tiradentes.Durante a etapa de implantação deste projeto serão gerados 3.009 empregos diretos, enquanto que na fase de operação e manutenção serão 588. Já os empregos indiretos previstos serão 6.888 na implantação do empreendimento e 234 na operação da Linha 15-Prata.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
BNDES dá novo apoio à expansão do Metrô de SP com financiamento de R$ 2,3 bilhões
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