“A infraestrutura não tem crescido na mesma perspectiva que a do número de passageiros”, afirmou nesta terça-feira (04) o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.
O aumento de 8% no número passageiros transportados em 2012 foi superior a expansão da rede que não ultrapassou 3,2%. A expectativa é que em 2013 esse aumento seja de 10%, com 2,8 bilhões de passageiros transportados por ano. Diariamente circulam 9 milhões de passageiros no transporte sobre trilhos no país.
Em 2011, a rede ferroviária contava com 999 Km de extensão e 37 linhas. No ano seguinte, o crescimento da malha ficou em 1.028 km, com o acréscimo de apenas uma linha, no metrô de Fortaleza (CE), 38 no total.
De acordo com Flores, o setor está operando com a quantidade de usuários no limite de sua capacidade e a consequência da falta de investimentos é a lotação dos principais sistemas de transportes. “É pouco investimento no setor. Tivemos uma lacuna de mais de 20 anos de investimento e hoje estamos recuperando”, disse.
Entre os benefícios do transporte sobre trilhos, defendidos pelo presidente da ANPTrilhos, está a alta capacidade do transporte. Uma única linha implantada de metrô é capaz de transportar 60 mil passageiros por hora/sentido; o ônibus, 6,7 mil; e 0 carro, 1,8 mil. Além de emitir 60% menos gases de efeito estufa que os carros e 40% a menos se comparado aos ônibus.
Agência T1, Por Bruna Yunes
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