terça-feira, 4 de junho de 2013

CLIPPING Transportes 040613

SETORIAL NACIONAL DE TRANSPORTES

CLIPPING 04/06/2013
Quem tiver matérias sobre projetos de leis e ações dos nossos parlamentares na área dos transportes, favor enviar para ser publicada no Clipping. Deve mandar o material para o email transportesptbr@gmail.com
Política & Economia

O que o BC põe em risco
A atitude do Banco Central em se politizar e querer, com a alta dos juros, atender a mídia catastrofista, infelizmente, é algo muito comum, aqui e lá fora.
Tanto que o Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman escreveu, outro dia: as taxas de juros mais altas são sempre uma solução; o que muda é apenas o problema que elas devem solucionar”.
Os números divulgados hoje pelo IBGE – mais do que os de baixo crescimento do PIB, revelados semana passada – mostram que a decisão do Banco Central traz o perigo de matar, no nascedouro, a recuperação do ritmo de crescimento econômico.
Para além do dado geral, que aponta uma expansão no mês de 1,8% na produção industrial – e dos 8,4% anuais registrados -, algo que deve ser relativizado pela baixa base de comparação em que se baseia, o desdobramento do índice tem informações muito auspiciosas

http://g1.globo.com/sao-paulo/anda-sp/noticia/2013/05/cidades-medias-e-pequenas-de-sp-sofrem-com-congestionamentos.html


A caminho de outro planeta
Ninguém ouviu sete anjos tocarem trombetas ou viu quatro cavaleiros galoparem sobre as nuvens. Mas algo de muito sério aconteceu em maio de 2013: pela primeira vez em 2,6 milhões de anos a concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre alcançou 400 partes por milhão. Não é a média anual (que deve ficar próxima de 397) e sim uma medição próxima do pico sazonal, mas justifica soar o sinal de alarme. Ao ritmo atual, a média anual deve superar as 400 ppm, o mais tardar, em dois anos.

Mobilidade Urbana
Metroviários de SP aceitam proposta e greve é cancelada
Os metroviários decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial feito pela diretoria do Metrô. A decisão afasta a possibilidade de greve e foi tomada na noite desta segunda-feira (3) durante assembleia na sede do sindicato, na Zona Leste de São Paulo.
Os funcionários concordaram com os termos da proposta apresentada nesta tarde em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A reunião na Justiça contou com representantes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do Metrô.

Falha em trem provoca lentidão em três linhas do Metrô de SP
Dois dias após a elevação da tarifa (de R$ 3 para R$ 3,20), os passageiros do Metrô de São Paulo precisam aumentar a paciência na manhã desta terça-feira, 4.
Uma falha em um trem na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) provocava, por volta das 9h25, lentidão em três linhas do sistema metroviário. Além dos da 1-Azul, tinham velocidade menor os trens da 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e da 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera-Palmeiras-Barra Funda).

“Infraestrutura sobre trilhos não cresce na mesma perspectiva que a de passageiros”
“A infraestrutura não tem crescido na mesma perspectiva que a do número de passageiros”, afirmou nesta terça-feira (04) o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.
O aumento de 8% no número passageiros transportados em 2012 foi superior a expansão da rede que não ultrapassou 3,2%. A expectativa é que em 2013 esse aumento seja de 10%, com 2,8 bilhões de passageiros transportados por ano. Diariamente circulam 9 milhões de passageiros no transporte sobre trilhos no país.

http://agenciat1.com.br/infraestrutura-sobre-trilhos-nao-cresce-na-mesma-perspectiva-que-a-de-passageiros/


Abifer critica licitação de 65 trens da CPTM

Cidades médias e pequenas de SP sofrem com congestionamentos
Cidades médias e pequenas de SP sofrem com congestionamentos
Sete horas da manhã em Valinhos, cidade típica do interior do estado de São Paulo, onde o ritmo deveria seguir tranquilo. A explicação para o trânsito na contramão do habitual sossego das cidades pequenas, os próprios motoristas indicam: é muito movimento em pouco espaço, fora a facilidade de comprar carro.

Logística
Portos precisarão aumentar capacidade em 40% para atender demanda
Se mantidas as taxas de crescimento de 5% dos últimos anos, os portos brasileiros terão que aumentar sua capacidade de atendimento de 650 milhões de toneladas por ano, em 2012, para 900 milhões em 2017.
O alerta foi feito pelo presidente da autoridade portuária de São Francisco do Sul, Paulo César Corsi, que participou da reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina, a FIESC, realizada na última quarta (29), em Florianópolis. O acréscimo de 40%, ou 32 milhões de toneladas por ano, equivale a um porto de Santos a cada triênio.
Salário de profissional do transporte de cargas é reajustado com 9% de aumento
O SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região) anunciou que concluiu as negociações com a maioria dos sindicatos laborais de sua base territorial para a celebração das Convenções Coletivas de Trabalho.
Com isso, as entidades determinaram novos pisos salariais e definiram uma série de detalhes das relações trabalhistas entre as empresas de transporte e os profissionais do setor.

Trem tomba e carga de soja derrama nos trilhos em Sabará, na Grande BH


Sítio do PT Nacional
Ouça a Rádio do PT
Clipping do Planejamento
Acesse e contribua com nosso blog http://transportesptbr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário