quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeitura do Rio publica multa e advertências ao Transoeste


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ônibus
TransOeste é considerado um bom sistema de transportes que reduziu o tempo de viagens no Rio de Janeiro. Mas precisa ser melhor operado de acordo com a Prefeitura que aplicou multa de R$ 50 mil às empresas.
Transoeste recebe multa por serviços inadequados
Prefeitura do Rio de Janeiro identificou a necessidade de mais veículos em operação e desconforto em horários de pico
ADAMO BAZANI – CBN
A Prefeitura do Rio de Janeiro publica nesta quarta-feira, dia 27 de março de 2013, no Diário Oficial do Município advertências e a multa aplicada ao Consórcio Operador do BRT Transoeste, formado pela Viação Jabour e Pégaso.
A multa foi de R$ 50 mil e se refere a diversas irregularidades operacionais constatadas por vistorias de técnicos da SMTr – Secretaria Municipal de Transportes.
Entre elas, está a quantidade insuficiente de veículos articulados para a demanda de passageiros.
Da frota de 91 ônibus articulados, é ofertada uma média diária de 81. A Prefeitura determinou elevação imediata para 86 ônibus e a colocação de outros 12 novos articulados, conforme acertado no final do ano passado às empresas operadoras.
O número considerado insuficiente de veículos faz com que nos horários de pico, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, os passageiros sejam transportados de maneira desconfortável. Segundo os técnicos, as situações de maior desconforto ocorrem nas estações Santa Cruz, Magarça e Mato Alto.
Perto da estação Mato Alto também deve ser concluído um retorno operacional para a implantação do novo serviço Mato Alto – Alvorada, o que vai reduzir o tempo e a distância para deslocamento dos ônibus entre estes pontos.
As obras já estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Obras e devem ser concluídas no mês de maio.
Também é exigida melhor conservação das instalações das estações.
A Prefeitura exige mais segurança aos operadores e capacitação melhor dos motoristas. Desde a inauguração, foram seis mortes que ocorreram no TransOeste, algumas que, mesmo não sendo responsabilidade do motorista, poderiam ser evitadas se o condutor tivesse mais perícia.
De acordo com o poder público, o modelo de BRT é o mais adequado para a realidade de diversas cidades que querem aumentar a oferta de transportes e diminuir o tempo de deslocamento com custos razoáveis para os cofres públicos, passageiros e rápida implantação.
Mas como ocorre com o metrô, trem e outros modais, o sistema para ser eficiente deve ser bem operado.

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