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BRT faz Medellín ser a cidade mais inovadora do mundo
Concurso teve o julgamento de diversos especialistas em urbanismo de vários continentes
ADAMO BAZANI – CBN
O BRT – Bus Rapid Transit não é apenas um corredor de ônibus. Mas é um sistema de transportes planejado para oferecer prioridade e velocidade ao transporte coletivo, acessibilidade e conforto aos passageiros e integração com os demais meios de deslocamento, inclusive bicicletas, proporcionando a criação de uma malha de serviços de mobilidade.
Como ele melhora o ir e vir das pessoas, o BRT pode modernizar uma cidade e auxiliar no aumento da qualidade de vida da população com uma vantagem: não são necessárias obras caras e que causam impactos que destoam da paisagem urbana. Na verdade, um BRT pode se integrar ao ambiente da cidade e ter ao longo de suas vias exclusivas, áreas ajardinadas, ciclovias, espaço para caminhadas e estações que não ocupam muito espaço urbano.
E todas estas vantagens do BRT foram reconhecidas num dos maiores concursos mundiais sobre cidades: o City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup e que conta com a participação de especialistas em urbanismo de diversos continentes.
E a cidade mais inovadora de todo o ano de 2012, segundo a eleição, foi Medellín, na Colômbia.
De acordo com o jornal, o destaque para Medellín se deu pelo avanço nos transportes públicos. A segunda maior cidade da Colômbia começou em 22 de dezembro de 2011 a operar o sistema de BRT com ônibus articulados. O primeiro trecho troncal inaugurado foi de 12,5 quilômetros.
As viagens tiveram tempo mais curto e cidadãos que não usavam transporte coletivo passaram a optar pelo deslocamento público.
Medellín elaborou um plano de urbanismo para 2030, que conta com distribuição de pólos geradores de emprego e renda, melhoria na circulação de pessoas a pé e ampliação da rede de transporte público, além de intervenções nas áreas culturais e de educação.
Os investimentos em transporte público na cidade, principalmente no BRT, fizeram com que as emissões de gás carbônico reduzissem em 175 mil toneladas em um ano, segundo os especialistas. A cidade também investiu em teleféricos para ligar em pequenos deslocamentos bairros altos às partes mais baixas. O tempo de viagem no bairro Comuna 13 caiu de 35 minutos para 6 minutos com os Metrocable.
A organização que o transporte público na cidade proporcionou fez com que Medellín fosse também considerada modelo de gestão internacional e serve de lição para as demais cidades de que se modernizar é investir em transporte coletivo, incluindo os sistemas de ônibus rápidos.
“Acredito que esse novo título para Medellín significa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana, com mobilidade, e cultura”, explicou ao jornal María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.
O potencial industrial e a cultural de negócios da cidade puderam ser melhor aproveitados com um sistema de transporte coletivo mais eficaz.
Ao pensar no transporte público, priorizando o ônibus no espaço urbano, além de outros modais coletivos, Medellín conseguiu na eleição desbancar outras participantes como Nova Iorque, Telaviv e São Paulo.
Concurso teve o julgamento de diversos especialistas em urbanismo de vários continentes
ADAMO BAZANI – CBN
O BRT – Bus Rapid Transit não é apenas um corredor de ônibus. Mas é um sistema de transportes planejado para oferecer prioridade e velocidade ao transporte coletivo, acessibilidade e conforto aos passageiros e integração com os demais meios de deslocamento, inclusive bicicletas, proporcionando a criação de uma malha de serviços de mobilidade.
Como ele melhora o ir e vir das pessoas, o BRT pode modernizar uma cidade e auxiliar no aumento da qualidade de vida da população com uma vantagem: não são necessárias obras caras e que causam impactos que destoam da paisagem urbana. Na verdade, um BRT pode se integrar ao ambiente da cidade e ter ao longo de suas vias exclusivas, áreas ajardinadas, ciclovias, espaço para caminhadas e estações que não ocupam muito espaço urbano.
E todas estas vantagens do BRT foram reconhecidas num dos maiores concursos mundiais sobre cidades: o City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup e que conta com a participação de especialistas em urbanismo de diversos continentes.
E a cidade mais inovadora de todo o ano de 2012, segundo a eleição, foi Medellín, na Colômbia.
De acordo com o jornal, o destaque para Medellín se deu pelo avanço nos transportes públicos. A segunda maior cidade da Colômbia começou em 22 de dezembro de 2011 a operar o sistema de BRT com ônibus articulados. O primeiro trecho troncal inaugurado foi de 12,5 quilômetros.
As viagens tiveram tempo mais curto e cidadãos que não usavam transporte coletivo passaram a optar pelo deslocamento público.
Medellín elaborou um plano de urbanismo para 2030, que conta com distribuição de pólos geradores de emprego e renda, melhoria na circulação de pessoas a pé e ampliação da rede de transporte público, além de intervenções nas áreas culturais e de educação.
Os investimentos em transporte público na cidade, principalmente no BRT, fizeram com que as emissões de gás carbônico reduzissem em 175 mil toneladas em um ano, segundo os especialistas. A cidade também investiu em teleféricos para ligar em pequenos deslocamentos bairros altos às partes mais baixas. O tempo de viagem no bairro Comuna 13 caiu de 35 minutos para 6 minutos com os Metrocable.
A organização que o transporte público na cidade proporcionou fez com que Medellín fosse também considerada modelo de gestão internacional e serve de lição para as demais cidades de que se modernizar é investir em transporte coletivo, incluindo os sistemas de ônibus rápidos.
“Acredito que esse novo título para Medellín significa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana, com mobilidade, e cultura”, explicou ao jornal María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.
O potencial industrial e a cultural de negócios da cidade puderam ser melhor aproveitados com um sistema de transporte coletivo mais eficaz.
Ao pensar no transporte público, priorizando o ônibus no espaço urbano, além de outros modais coletivos, Medellín conseguiu na eleição desbancar outras participantes como Nova Iorque, Telaviv e São Paulo.
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