O líder do governo na Câmara, Arselino Tatto (PT), disse na manhã desta quarta-feira (20) que a partir do ano que vem, apenas os carros com mais de três anos de fabricação deverão passar pela inspeção veicular. Os vereadores devem aprovar essa e outras mudanças na vistoria hoje, em segunda votação do projeto.
Segundo Tatto, que ainda discute os detalhes do projeto com as bancadas de vereadores, está descartada a hipótese de carros com mais de quatro anos de uso não passem pela inspeção anual.
“Estamos definindo neste momento se os carros novos, com até três anos de uso, não vão passar pela inspeção. Está caminhando para isso, para que seja necessária a inspeção só a partir do terceiro ano”, disse o líder.
Segundo ele, o projeto deve ter a informação de que é obrigação das montadoras comprovar que os carros não estão poluindo. O novo texto pode dizer também que o Estado tem a obrigação de fazer a inspeção na região metropolitana.
A vistoria deve ser anual também para carros com mais de três anos de uso que são de outros municípios e que circulem em São Paulo por mais de 120 dias por ano.
São informações que devem constar do projeto da bancada governista que substitui o do prefeito Fernando Haddad (PT), aprovado em primeira discussão na semana passada.
Taxa
O novo projeto dirá que os carros aprovados serão isentados, a partir de 2014, da taxa de R$ 47,44. Neste ano, os aprovados terão que pedir reembolso diretamente na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A maneira como será feito o reembolso ainda está em discussão.
Segundo Tatto, o projeto dirá que o contrato com a Controlar, que faz a inspeção hoje, vai ser extinto e que caberá à prefeitura definir quais as empresas vão poder atuar. “Esse negócio de que serão 450 oficinas na cidade é tudo bobagem, coisas que a oposição está dizendo. Serão empresas escolhidas com base em critérios técnicos”, disse.
Fonte: Folha de S. Paulo, Por Giba Bergamim JR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário