por
Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura não entram em acordo sobre Estação Jardim Ângela do Metrô
Prefeito Haddad prometeu estação, mas secretário estadual disse que não foi consultado sobre a ideia e que participação do município é inviável
ADAMO BAZANI – CBN
(Com informações Rede Brasil Atual)
A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, apesar da aproximação e das parcerias, ainda não têm falado a mesma língua quando o assunto é transporte coletivo.
A declaração do prefeito Fernando Haddad dizendo que o município construiria a estação Jardim Ângela do Metrô, na zona Sul de São Paulo, não foi bem recebida pelo secretário de estado dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes. O secretário municipal, Jilmar Tatto, também havia feito a mesma promessa.
O estado é responsável pelas obras do metrô em São Paulo e Jurandir Fernandes disse que não foi consultado sobre a implementação desta estação anunciada por Haddad.
Assim, a prefeitura deve recuar e não deve construir a estação metroferroviária que seria integrada ao novo Terminal de ônibus Jardim Ângela, que deve custar R$ 470 milhões e já está sendo licitado.
À Rede Brasil Atual, Jurandir Fernandes disse que não funciona o modelo de dois agentes públicos diferentes fazendo uma mesma obra.
“Não é muito produtivo nós lançarmos desafios novos à prefeitura. Quando o secretário Jilmar Tatto anunciou que ia fazer a estação Jardim Ângela nós não tínhamos nem opinião sobre essa situação. Ao analisar percebemos que não funciona você ter um agente diferente fazendo. Você faz a linha com duas estações e alguém faz uma terceira estação. Então nós achamos por bem, que não era conveniente”
Jurandir Fernandes, no entanto, disse que é o governo do estado quem vai fazer a estação Jardim Ângela e que ela deve ser integrada ao terminal de ônibus municipais e metropolitanos.
“Uma estação não é um ente isolado como um terminal de ônibus. Tem de entrar a linha permanente, a energia do trem, as portas de plataforma que precisam conversar com o trem, a telecomunicação, tudo está intrinsecamente ligado à estação e a estação ao resto. Digamos que a gente tenha três empresas que ganham as obras do resto da linha e a prefeitura tenha três empresas diferentes. As integrações serão dramáticas”, ponderou. O secretário garantiu que o Metrô chegará ao Jardim Ângela, mas sem definir prazos.
Jurandir Fernandes ainda disse que a prefeitura ajudaria o metrô se planejasse melhor as linhas de ônibus e agilizasse os processos de desapropriações necessárias para as extensões da rede.
Prefeito Haddad prometeu estação, mas secretário estadual disse que não foi consultado sobre a ideia e que participação do município é inviável
ADAMO BAZANI – CBN
(Com informações Rede Brasil Atual)
A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, apesar da aproximação e das parcerias, ainda não têm falado a mesma língua quando o assunto é transporte coletivo.
A declaração do prefeito Fernando Haddad dizendo que o município construiria a estação Jardim Ângela do Metrô, na zona Sul de São Paulo, não foi bem recebida pelo secretário de estado dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes. O secretário municipal, Jilmar Tatto, também havia feito a mesma promessa.
O estado é responsável pelas obras do metrô em São Paulo e Jurandir Fernandes disse que não foi consultado sobre a implementação desta estação anunciada por Haddad.
Assim, a prefeitura deve recuar e não deve construir a estação metroferroviária que seria integrada ao novo Terminal de ônibus Jardim Ângela, que deve custar R$ 470 milhões e já está sendo licitado.
À Rede Brasil Atual, Jurandir Fernandes disse que não funciona o modelo de dois agentes públicos diferentes fazendo uma mesma obra.
“Não é muito produtivo nós lançarmos desafios novos à prefeitura. Quando o secretário Jilmar Tatto anunciou que ia fazer a estação Jardim Ângela nós não tínhamos nem opinião sobre essa situação. Ao analisar percebemos que não funciona você ter um agente diferente fazendo. Você faz a linha com duas estações e alguém faz uma terceira estação. Então nós achamos por bem, que não era conveniente”
Jurandir Fernandes, no entanto, disse que é o governo do estado quem vai fazer a estação Jardim Ângela e que ela deve ser integrada ao terminal de ônibus municipais e metropolitanos.
“Uma estação não é um ente isolado como um terminal de ônibus. Tem de entrar a linha permanente, a energia do trem, as portas de plataforma que precisam conversar com o trem, a telecomunicação, tudo está intrinsecamente ligado à estação e a estação ao resto. Digamos que a gente tenha três empresas que ganham as obras do resto da linha e a prefeitura tenha três empresas diferentes. As integrações serão dramáticas”, ponderou. O secretário garantiu que o Metrô chegará ao Jardim Ângela, mas sem definir prazos.
Jurandir Fernandes ainda disse que a prefeitura ajudaria o metrô se planejasse melhor as linhas de ônibus e agilizasse os processos de desapropriações necessárias para as extensões da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário