quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trensurb


Trensurb


História

A Trensurb foi criada, em 1980, para implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e atender, diretamente, as populações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo GEIPOT (Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes ), que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios mencionados de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.

Entre os anos de 1980 e 1985 foram realizadas as obras necessárias para a implementação da via, como colocação de trilhos, dormentes, rede elétrica aérea e demais obras necessárias à reorganização do tráfego de veículos. O sistema foi entregue à comunidade no dia 2 de março de 1985 e passou a operar comercialmente, a partir do dia 04 de março de 1985.

A primeira etapa implantada atingiu quatro dos seis municípios previstos pelo projeto original, de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, totalizando 27 km de linha e contando com 15 estações. Em uma segunda etapa, a empresa inaugura duas novas estações (uma em 1997 - Estação Unisinos - e outra em 2000 - Estação São Leopoldo), chegando com os trilhos ao município de São Leopoldo e alcançando uma extensão de 33,8 km de linha implantada. A última etapa da expansão, chamada de Linha 1, que prevê a chegada do sistema em Novo Hamburgo (mais 9,3 km de linha, mais uma estação em São Leopoldo e outras quatro em Novo Hamburgo), já está em implantação.

Até 2002, a Trensurb vinculava-se ao Ministério dos Transportes, passando, em 2003, a atender as orientações do Ministério das Cidades.

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