Trecho abrange estações de Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica. Testes nesse trecho serão feitos de setembro até o início de 2013.
O segundo trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza será inaugurado na manhã desta sexta-feira (28) na Estação Parangaba. Com a inauguração desse trecho, os Trens Unidades Elétricas (TUEs) irão iniciar a operação assistida, que consiste em testes operacionais com passageiros. O novo trecho abrange as estações de Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica.
Os testes nesse trecho serão feitos de setembro até o primeiro trimestre de 2013. Durante esse período, o metrô irá transportar passageiros entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Benfica, em Fortaleza, gratuitamente. Ao longo do trecho, 15 estações em três municípios serão atendidas pelo metrô: Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú.
Com a inauguração, a linha chega aos 20 km, os quais serão percorridos em 33 minutos. A operação assistida será realizada, de segunda a sexta, no intervalo de 8 as 12 horas. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste e será possível transportar entre 445 e 890 pessoas.
Primeira etapa
A primeira etapa do Metrô, que liga os trechos da Pacatuba ao bairro da Parangaba, inaugurada em junho deste ano, trabalha de segunda a sexta-feira com um percurso de 15 km, passando por 12 estações. Agora, estão sendo realizadas 26 viagens diárias. O projeto completo prevê mais oito estações e totalizará 24 km de extensão.
Já foram investidos R$ 1,7 bilhão. O Metrofor estima que 350 mil passageiros deverão ser transportados, diariamente, por meio da linha do sul do metrô de Fortaleza, que terá viagens regulares somente em 2013.
Estrutura
O Metrofor já recebeu dez trens de um total de 25 que o Governo do Estado adquiriu para atender cerca de 350 mil pessoas por dia. Os trens possuem 40 metros de comprimento, divididos em três carros de passageiros, os quais juntos chegam a capacidade de 445 passageiros, sendo 48 sentados.
Os trens podem ser conectados para ficarem com seis carros, dobrando a capacidade de transporte. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário