Alargamento de 45 para 60 metros permitirá pouso e decolagem dos maiores aviões do mundo; ampliação será concluída até a Copa.
As obras de ampliação das duas pistas e do pátio do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vão restringir pousos e decolagens do terminal por três meses, no primeiro semestre de 2013. É possível que alguns voos sejam remanejados e alguns aviões tenham de voar mais leves, com menos passageiros ou carga.
A reforma vai começar em até nove meses, depois do período de chuvas em São Paulo e ainda na baixa temporada. Deve ser feita durante as madrugadas, da 0h às 6h – horário de menor movimento no aeroporto.
A obra afetará pelo menos 75 voos, média de chegadas e partidas do período. Cumbica tem cerca de 52 movimentos (pousos e decolagens) por hora e até 63 operações em horários de pico.
As duas pistas do aeroporto serão alargadas de 45 para 60 metros e poderão receber o Airbus A380 (a maior aeronave comercial do mundo, que pode transportar entre 525 e 840 passageiros) e o Boeing 747-8 (até 467 passageiros).
Uma companhia que opera no Brasil e tem o A380 é a Emirates. A empresa já manifestou interesse em usar o superavião na rota Dubai-São Paulo.
Negociação
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A, nova administradora de Cumbica, ainda vai definir com a Aeronáutica e as companhias aéreas como será feita a interdição da pista.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já havia tentado fazer obra semelhante no aeroporto e não conseguiu por pressão das empresas, que temiam cancelamento de voos e prejuízos. Conseguiu, porém, que os aeroportos de Fortaleza e Curitiba tivessem pistas interditadas e voos suspensos nas madrugadas para obras.
Cumbica vai ganhar ainda saídas rápidas (taxiways), o que deve aumentar a capacidade de movimentos por hora, uma vez que os aviões poderão sair mais rápido da pista.
Segurança
Também serão construídas resas – sigla em inglês para área de segurança no fim da pista, ou área de escape. É uma espécie de prolongamento da pista, com alto coeficiente de atrito e drenagem, para ser usado em emergências.
O aeroporto ganhará até a Copa um finger no Terminal 3 e 36 posições de estacionamento de aeronaves – 22 pontes de embarque e as demais, remotas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, Por Nataly Costa
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