Recentemente divulgamos aqui sobre os sucessivos atrasos na obra do trem de guarulhos, que se arrasta por mais de uma década. A promessa até então era construir a chamada Linha 13-Jade e entregar em 2014, ano do mundial de futebol. Mas o que parece, a linha só deve iniciar a operação mesmo em 2015, pelo menos foi o que divulgou uma reportagem do jornal “Folha de São Paulo“.
A Linha 13-Jade custará R$ 1,2 bilhão, terá em sua primeira fase 11 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart, conectando com resto do sistema metroferroviário através da conexão com a Linha 12-Safira da CPTM, além das paradas Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Por dia, circularão pela linha 120 mil passageiros, em média.
Para o passageiro que desejar se dirigir do sistema metroferroviario para o aeroporto, será construído um sistema de transporte interno – monotrilho ou veículo leve sobre trilho (VLT) – no aeroporto, ligando-o à estação terminal da Linha 13, que ficará ao lado do Terminal 4, na Rodovia Hélio Smidt.
Recordando
Em meados de 2000 o Governo do Estado anunciou a pretensão da construção do trem de guarulhos.
2002: A Infraero e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram naquela ano, convênio para iniciar um trabalho conjunto com o objetivo de construir uma linha de trem expressa da região central de São Paulo até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto da CPTM previa 24 quilômetros de trilhos, com utilização de 10 quilômetros da então chamada linha F (12-Safira) da CPTM e a construção de outros 14 quilômetros próximo à Rodovia Ayrton Senna. As obras eram previstas para outubro ou novembro de 2002 e seriam entregues em 24 a 30 meses.
2006: Sem tirar do papel a promessa de 2002, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo publica uma Manifestação de Interesse convidando empresas de consultoria a apresentarem propostas com os projetos básicos. Mas o projeto não vai para frente.
2007: Após a análise dos estudos e a definição das regras dessa PPP, a CPTM prepara o edital de concorrência pública e terão início as Audiências Públicas. A assinatura do contrato é prevista para acontecer entre o fim de 2007 e início de 2008 e a conclusão das obras até 2010.
2011: A atual gestão abandona o projeto de construção da Linha 14-Ônix da CPTM, batizada de Expresso Aeroporto, que ligaria a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A linha estava prevista no plano Expansão SP e a inauguração também foi prometida para 2014. O ramal também é encurtado e não atendera mais diretamente o centro de São Paulo.
2012: O Governo do Estado mantem a promessa de entregar a Linha 13 em Dezembro de 2014.
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