quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GOVERNO ADIA ENTREGA DE TREM DE GUARULHOS PARA 2015, DIZ JORNAL

Recentemente divulgamos aqui sobre os sucessivos atrasos na obra do trem de guarulhos, que se arrasta por mais de uma década. A promessa até então era construir a chamada Linha 13-Jade e entregar em 2014, ano do mundial de futebol. Mas o que parece, a linha só deve iniciar a operação mesmo em 2015, pelo menos foi o que divulgou uma reportagem do jornal “Folha de São Paulo“.
A Linha 13-Jade custará R$ 1,2 bilhão, terá em sua primeira fase 11 km de extensão e três estações: Engenheiro Goulart, conectando com resto do sistema metroferroviário através da conexão com a Linha 12-Safira da CPTM, além das paradas Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Por dia, circularão pela linha 120 mil passageiros, em média.
Para o passageiro que desejar se dirigir do sistema metroferroviario para o aeroporto, será construído um sistema de transporte interno – monotrilho ou veículo leve sobre trilho (VLT) – no aeroporto, ligando-o à estação terminal da Linha 13, que ficará ao lado do Terminal 4, na Rodovia Hélio Smidt.
Imagem de William Molina
Imagem de William Molina
Recordando
Em meados de 2000 o Governo do Estado anunciou a pretensão da construção do trem de guarulhos.
2002: A Infraero e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram naquela ano, convênio para iniciar um trabalho conjunto com o objetivo de construir uma linha de trem expressa da região central de São Paulo até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto da CPTM previa 24 quilômetros de trilhos, com utilização de 10 quilômetros da então chamada linha F (12-Safira) da CPTM e a construção de outros 14 quilômetros próximo à Rodovia Ayrton Senna. As obras eram previstas para outubro ou novembro de 2002 e seriam entregues em 24 a 30 meses.
2006: Sem tirar do papel a promessa de 2002, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo publica uma Manifestação de Interesse convidando empresas de consultoria a apresentarem propostas com os projetos básicos. Mas o projeto não vai para frente.
2007: Após a análise dos estudos e a definição das regras dessa PPP, a CPTM prepara o edital de concorrência pública e terão início as Audiências Públicas. A assinatura do contrato é prevista para acontecer entre o fim de 2007 e início de 2008 e a conclusão das obras até 2010.
2011: A atual gestão abandona o projeto de construção da Linha 14-Ônix da CPTM, batizada de Expresso Aeroporto, que ligaria a estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A linha estava prevista no plano Expansão SP e a inauguração também foi prometida para 2014. O ramal também é encurtado e não atendera mais diretamente o centro de São Paulo.
2012: O Governo do Estado mantem a promessa de entregar a Linha 13 em Dezembro de 2014.

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