Depois de pressão de empresas privadas, o Governo cedeu e vai assumir as desapropriações para construção da Linha 6-Laranja. A informação foi revelada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, em entrevista à rádio CBN. O custo das desapropriações é na ordem de R$ 700 milhões
No último dia 30 fracassou a tentativa do governo em conceder a licitação para a construção e operação do ramal. O Governo promete agora um novo edital para a segunda-feira (12).
“O estado vai assumir o custo e o processo de desapropriação. A gente vai fazer um financiamento à parte só para pagar o custo desta desapropriação”, disse Semeghini. De acordo com o secretário, o governo de São Paulo já negocia um empréstimo de R$ 700 milhões com a Caixa Econômica Federal. Atualmente, já há uma linha de financiamento de R$ 4 bilhões aprovada pelo BNDES para o ramal, que ligará a Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade.
O custo previsto para a linha era de R$ 7,8 bilhões, sendo que metade sairia dos cofres do estado, e a outra metade da empresa que vencer a PPP. Eram esperadas obras ainda neste ano, e que a linha 6 iniciasse a operação em 2020.
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