Na altura, a aeronave, desenvolvida no gabinete de projeção de Andrei Tupolev, estabeleceu recordes mundiais de velocidade e de capacidade de carga. A distância de cerca de 18 mil quilômetros foi percorrida em 24 horas e 36 minutos. No fundo, o Tu-104 foi o primeiro avião de passageiros a jacto no mundo, que passou a executar voos regulares. Na exposição aérea de 1958, o avião foi vencedor da medalha de ouro, diz Oleg Smirnov, piloto emérito da União Soviética:
“Este acontecimento decorreu há muito, há mais de 50 anos, mas já naquela altura fomos uma grande potência de aviação. Propriamente dito, a construção de aviões é um ramo econômico inovador. Este setor da União Soviética foi um dos melhores no mundo”.
Em 25 anos do serviço na Aeroflot e em algumas companhias estrangeiras, o Tu-104 ganhou fama como avião seguro. Sob a direção de Andrei Tupolev foram desenvolvidos mais de cem tipos de aviões civis e militares, que conseguiram estabalecer 78 recordes mundiais.
Em outubro deste ano, a indústria de aviação Tupolev, uma dos mais antigas no mundo, completará 90 amos. A empresa desenvolve hoje novos modelos de aviões de carga e de passageiros, inclusive sistemas e aviões militares de longo alcance. Também tem acumulada uma rica experiência no desenvolvimento de aparelhos aéreos pesados não tripulados, destinados para a aviação estratégica.
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