O secretário de transportes do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou nesta quarta-feira (5) que vândalos estão por trás do tumulto no metrô ocorrido na noite de ontem, quando um defeito em uma das composições provocou pânico na linha 3-vermelha, com usuários caminhando pela via e enfrentamento com seguranças da empresa
"Algumas pessoas incitaram, com palavras de ordem, que as pessoas pulassem nas linhas. Inclusive tocaram fogo entre a estação Sé e Parque Don Pedro. Para que? Queriam inviabilizar o metrô no dia seguinte", afirmou Fernandes em entrevista ao programa "Bom dia São Paulo", da Rede Globo.
O secretário, no entanto, descarta uma 'ação orquestrada'. "Não há liderança, foi algo difuso".
Para o secretario, "o mesmo vandalismo que tirou a liberdade de expressão das ruas, daqueles que foram pras ruas para tentar mudanças, esse mesmo tipo de vandalismo quer entrar no metrô. E não vai entrar. Nós seremos rígidos".
Segundo ele, o ar condicionado das composições parou de funcionar quando a energia precisou ser desligada no momento em que pessoas desceram à via.
Pane
A linha 3-vermelha ficou parcialmente interditada durante cerca de cinco horas ontem, estações foram fechadas, passageiros desceram para os trilhos e caminharam nos túneis, outros passaram mal e precisaram ser socorridos. Vagões foram depredados e seguranças agredidos.
O problema começou perto das 18h20, com a falha na porta de um trem na estação Sé, levando as composições a trafegar com velocidade reduzida e parar. Usuários em sete trens acionaram os botões de emergência e desceram na via entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília.
Comentário Setorial
É sempre assim, o povo é culpado porque não investem de forma eficaz e planejada no Metrô de São Paulo desde 1995. Quando um trem superlotado para na linha sem ar condicionado as condições de sobrevivência no carro ficam impossíveis e as pessoas reagem de forma a se proteger. Assim acionam o botão para abrir as portas e saírem daquela sauna móvel. A imprensa já mostrou o fato conhecido como trensalão que drenou bilhões de recursos do Metrô paulista. São esses recursos que foram parar no bolso de corruptos que estão fazendo falta no sistema. O Metrô paulista chega a transportar 5 milhões de pessoas diariamente numa malha de 74,3 quilômetros, é muito pouco. A imprensa se fosse imparcial mostraria porque o Metrô de São Paulo todo dia tem panes e acidentes.
Comentário Setorial
É sempre assim, o povo é culpado porque não investem de forma eficaz e planejada no Metrô de São Paulo desde 1995. Quando um trem superlotado para na linha sem ar condicionado as condições de sobrevivência no carro ficam impossíveis e as pessoas reagem de forma a se proteger. Assim acionam o botão para abrir as portas e saírem daquela sauna móvel. A imprensa já mostrou o fato conhecido como trensalão que drenou bilhões de recursos do Metrô paulista. São esses recursos que foram parar no bolso de corruptos que estão fazendo falta no sistema. O Metrô paulista chega a transportar 5 milhões de pessoas diariamente numa malha de 74,3 quilômetros, é muito pouco. A imprensa se fosse imparcial mostraria porque o Metrô de São Paulo todo dia tem panes e acidentes.
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