Por Motta Araujo
EMPRESAS HISTÓRICAS - ELECTRIC BOND & SHARE - Criada pela General Electric em 1892, esta empresa teve importante papel na eletrificação do Brasil. Em 1917 criou uma subsidiária para operar na América Latina, a American & Foreing Power Co. (Amforp) que teve grande atuação no Brasil, com suas empresas no interior de São Paulo, a Companhia Paulista de Força e Luz, com sede em Campinas, a Cia. Energia Elétrica da Bahia (Salvador), Companhia. Linha Circular de Carros da Bahia, que operava os bondes de Salvador, Cia.Força e Luz do Nordeste (Natal), Pernambuco Tramway & Power Co., Telephone Company of Pernambuco, Cia.Central Brasileira de Força (Vitória), Cia. Brasileira de Energia Elétrica (Niterói), Cia. Força e Luz do Paraná, Cia. Força e Luz de Minas Gerais, Cia. Força e Luz do Nordeste (Natal), Cia. tração, Luz e Força de Florianopólis, Riograndense Power and Light Syndicate Ltd.
Dividiu-se assim o mercado brasileiro, o grupo Farqhuar ficou com São Paulo e Rio de Janeiro através da Brazilian Traction, Light and Power Co.Ltda, de Toronto e a Amforp com o resto. Outras empresas fora do grupo Brascan, como Societé Anonyme du Gaz do Rio de Janeiro, Port of Pará. Brazil Railway, Itabira Iron (depois Cia.Vale do Rio Doce) e Acesita eram também controladas por Percival Farquhar.
O Brasil adotou o curioso nome de "bondes" para os carros elétricos, dizem que por causa da Bond & Share.
Sua mais importante empresa ainda hoje opera sob o mesmo nome, a Cia. Paulista de Força e Luz-hoje CPFL Energia, depois de ter sido estatizada e reprivatizada.
O grupo tinha uma central de apoio a Cia. Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileira.
A nacionalização da Amforp por Brizola em 1961, sem qualquer indenização, abriu um sério contencioso com o Governo dos EUA, só resolvido no governo militar quando foi paga a indenização de US$112 milhões à Bond & Share.
A Electric Bond & Share continua existindo nos EUA sob o nome de EBASCO SERVICES, INC., empresa de projetos de energia com muitos contratos na área nuclear, faz parte hoje da Raytheon, um gigante de equipamentos que fez o projeto Sivam na Amazonia e fabrica os misseis Tomahawk.
Bond & Share tornou-se ligado à história do Brasil em escala menor do que o Grupo Farqhuar mas teve grande número de realizações importantes no setor elétrico, especialmente muitas usinas hidroelétricas, pequenas hoje pela escala do tempo mas pioneiras naquele tempo inicial da eletrificação do Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário