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Ônibus leva o mesmo tempo que metrô entre Itaquera e o centro
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostra a importância de ônibus terem espaços exclusivos, mesmo em linhas paralelas ao metrô, que hoje, apesar da importância, não pode ser considerado única solução de mobilidade
ADAMO BAZANI – CBN
Os espaços exclusivos para ônibus têm se mostrado cada vez mais soluções eficientes para a mobilidade urbana, mesmo onde há linhas de metrô já instaladas.
Se simples faixas para os ônibus, que sofrem com gargalos no trajeto, interferências de outros veículos e não contam com um sistema rápido de embarque e desembarque já trazem ganhos à mobilidade, com corredores modernos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, os benefícios para a população seriam maiores.
Levantamento de campo feito pela reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que entre Itaquera, na zona Leste de São Paulo, e o centro da cidade, o tempo de viagem no metrô é praticamente o mesmo do que os passageiros gastam nos ônibus.
A comparação foi feita em dois dias, no horário de pico da manhã, entre a linha 3 Vermelha do Metrô e a linha 4310/10 – Itaquera- Parque Dom Pedro II.
“No primeiro dia, com uma falha no metrô e trânsito congestionado, levou uma hora e 15 minutos de metrô e uma hora e 18 minutos de ônibus. No outro dia, foram 55 minutos de ônibus e 53 minutos de metrô” – aponta a reportagem.
A linha 4310/10 foi criada em outubro depois da ampliação das faixas de ônibus pela prefeitura de São Paulo na Radial Leste.
Considerada a “linha de ouro” do sistema pela SPTrans, de acordo com a prefeitura, os serviços da 4310/10 têm atraído passageiros do metrô.
No horário de pico, o intervalo entre os ônibus é de três minutos.
A linha mostra que mesmo com o metrô, há demanda para os ônibus, até porque a linha 3 do metrô chegou ao esgotamento. De acordo com os resultados do levantamento, não se pode mais pensar em um único modal de transporte para São Paulo, inclusive num mesmo eixo.
São Paulo não deve se contentar com uma malha pequena de metrô. Mas é um erro imaginar que só o metrô é a solução para a mobilidade da cidade. Mesmo sendo um meio de altísima capacidade, o metrô tem um limite.
O sistema de ônibus, além de ter as linhas troncais de BRTs que podem ser sobrepostas a outros meios de transportes, tem a capilaridade que o metrô não possui, podendo assim chegar a regiões mais afastadas, de onde também poderiam sair linhas diretas até os corredores exclusivos.
Apesar da expectativa de diminuição de intervalos entre os trens com a modernização da sinalização CBTC, a linha 3 já continuará operando perto de sua capacidade máxima.
Assim, a modernização da CPTM e a criação de um BRT para a zona Leste, como é projeto da prefeitura de São Paulo, são consideradas por diversos estudiosos do setor, soluções coerentes.
Não se trata também de impor a ultrapassada discussão que rivaliza os meios de transporte cidade.
Hoje, sabe qual é o meio de transporte mais adequado para São Paulo? TODOS !
O caso da 4310/10 é ainda uma exceção, mas que poder servir de exemplo para mais iniciativas que priorizem o transporte público, em especial as que possam garantir eficiência aos ônibus em São Paulo e na região metropolitana.
Os investimentos em sistemas de ônibus não só ajudam diretamente a população, mas também trazem ganhos de eficiência aos outros meios de transporte, inclusive o metrô.
Confira a reportagem da “Folha de São Paulo”, assinada por André Monteiro e Leandro Machado:
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostra a importância de ônibus terem espaços exclusivos, mesmo em linhas paralelas ao metrô, que hoje, apesar da importância, não pode ser considerado única solução de mobilidade
ADAMO BAZANI – CBN
Os espaços exclusivos para ônibus têm se mostrado cada vez mais soluções eficientes para a mobilidade urbana, mesmo onde há linhas de metrô já instaladas.
Se simples faixas para os ônibus, que sofrem com gargalos no trajeto, interferências de outros veículos e não contam com um sistema rápido de embarque e desembarque já trazem ganhos à mobilidade, com corredores modernos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, os benefícios para a população seriam maiores.
Levantamento de campo feito pela reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que entre Itaquera, na zona Leste de São Paulo, e o centro da cidade, o tempo de viagem no metrô é praticamente o mesmo do que os passageiros gastam nos ônibus.
A comparação foi feita em dois dias, no horário de pico da manhã, entre a linha 3 Vermelha do Metrô e a linha 4310/10 – Itaquera- Parque Dom Pedro II.
“No primeiro dia, com uma falha no metrô e trânsito congestionado, levou uma hora e 15 minutos de metrô e uma hora e 18 minutos de ônibus. No outro dia, foram 55 minutos de ônibus e 53 minutos de metrô” – aponta a reportagem.
A linha 4310/10 foi criada em outubro depois da ampliação das faixas de ônibus pela prefeitura de São Paulo na Radial Leste.
Considerada a “linha de ouro” do sistema pela SPTrans, de acordo com a prefeitura, os serviços da 4310/10 têm atraído passageiros do metrô.
No horário de pico, o intervalo entre os ônibus é de três minutos.
A linha mostra que mesmo com o metrô, há demanda para os ônibus, até porque a linha 3 do metrô chegou ao esgotamento. De acordo com os resultados do levantamento, não se pode mais pensar em um único modal de transporte para São Paulo, inclusive num mesmo eixo.
São Paulo não deve se contentar com uma malha pequena de metrô. Mas é um erro imaginar que só o metrô é a solução para a mobilidade da cidade. Mesmo sendo um meio de altísima capacidade, o metrô tem um limite.
O sistema de ônibus, além de ter as linhas troncais de BRTs que podem ser sobrepostas a outros meios de transportes, tem a capilaridade que o metrô não possui, podendo assim chegar a regiões mais afastadas, de onde também poderiam sair linhas diretas até os corredores exclusivos.
Apesar da expectativa de diminuição de intervalos entre os trens com a modernização da sinalização CBTC, a linha 3 já continuará operando perto de sua capacidade máxima.
Assim, a modernização da CPTM e a criação de um BRT para a zona Leste, como é projeto da prefeitura de São Paulo, são consideradas por diversos estudiosos do setor, soluções coerentes.
Não se trata também de impor a ultrapassada discussão que rivaliza os meios de transporte cidade.
Hoje, sabe qual é o meio de transporte mais adequado para São Paulo? TODOS !
O caso da 4310/10 é ainda uma exceção, mas que poder servir de exemplo para mais iniciativas que priorizem o transporte público, em especial as que possam garantir eficiência aos ônibus em São Paulo e na região metropolitana.
Os investimentos em sistemas de ônibus não só ajudam diretamente a população, mas também trazem ganhos de eficiência aos outros meios de transporte, inclusive o metrô.
Confira a reportagem da “Folha de São Paulo”, assinada por André Monteiro e Leandro Machado:
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