quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

HOLANDA, O PAÍS DA BICICLETA

Viatrolebus

por Renato Lobo

ExemploHolandaBike01“A bicicleta é tão parte da cultura holandesa que é difícil de explicar pra quem está de fora. É muito mais expressão cultural de holandesice do que qualquer moinho, tamanco ou tulipa.” esta frase extraída do blog Ducs Amsterdam resume bem o que é a bike para o Holandês.
Estima-se que cada habitante do país tenha pelo menos uma bicicleta, o equivalente a cerca de 16.5 milhões (número de habitantes) de bikes circulando pelas ruas. São ao todo 32 mil quilômetros de ciclovias equipadas com sinais de trânsito e indicações de como ir de uma cidade a outra pedalando. Em Amsterdã, segundo a prefeitura da cidade, 40% da população vai trabalhar diariamente de bicicleta, enquanto apenas 20% se dirige até o local de trabalho de carro. Na Holanda, as bicicletas também são peças importante para o turismo. Cerca de 100 rotas atravessam os lugares mais interessantes do país.
bicicleta-04-04
O uso de bicicletas tem sido incentivado no pais desde os anos 1970. Muitos motoristas também são ciclistas (o que significa que eles tratam os ciclistas como pessoas), e há leis rígidas estabelecendo que o automóvel é o responsável em acidentes entre um carro e uma bicicleta. Quando o governo começou a incentivar o seu uso nos anos 1970, criando muitas ciclovias e estabelecendo estacionamentos, regras e ruas específicas foram integradas à infraestrutura.
Muitas ruas têm ciclovias separadas, com semáforos e controles independentes. Túneis e pontes separam os ciclistas do tráfego em áreas muito congestionadas, para garantir a máxima segurança e rapidez (e mínima inalação dos gases de escapamento). As ciclovias e rotatórias incluem placas e, às vezes, informam rotas alternativas. Embora as ciclovias e rotas de bicicleta tenham o mesmo tipo de sinalização de trânsito que as ruas para automóveis, os ciclistas holandeses são muito agressivos e ignoram a sinalização com frequência. Isso pode ser motivado pelas leis que sempre culpam o automóvel – cercado por duas toneladas de metal, é difícil colocar a culpa do acidente em uma pessoa indefesa em uma bicicleta.
As regras de trânsito da Holanda são fáceis de aprender. Se você estiver disposto a se tornar um bom ciclista logo de cara, andar de bicicleta pelas cidades e interior é uma das melhores maneiras de conhecer essa terra e seus moradores. Devido ao terreno, até mesmo quem não está acostumado a andar de bicicleta pode ir a qualquer lugar sem problemas. Passeios de bicicleta são uma forma popular de ir ao interior sem se perder, ou de ver lindas cidades como Amsterdam, Utrecht, Haia e Rotterdam de uma forma emocionante. Bicicletas estão disponíveis para alugar em quase todos os centros urbanos.
Com as informações de Holland

Nenhum comentário:

Postar um comentário