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Tatto e Haddad voltam a falar em racionalização das linhas de ônibus
De acordo com o prefeito, nas vias onde foram implantadas as faixas de ônibus, velocidade do transporte coletivo subiu de 14km/h para 21 km/h
ADAMO BAZANI – CBN
De acordo com o prefeito, nas vias onde foram implantadas as faixas de ônibus, velocidade do transporte coletivo subiu de 14km/h para 21 km/h
ADAMO BAZANI – CBN
Passado e futuro se encontraram na abertura da Semana da Mobilidade na cidade de São Paulo.
O evento contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.
Mas chamaram a atenção mesmo outras presenças ilustres: de um ônibus Monika, fabricado pela CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), empresa pública da cidade privatizada entre 1993 e 1994, e um Superarticulado Mercedes Benz O 500 UDA, que vai começar a operar na semana que vem na zona Norte de São Paulo, pela Viação Sambaíba. O veículo novo, de 23 metros de comprimento, conta com duas catracas para agilizar o embarque dos passageiros.
No evento, o prefeito Fernando Haddad voltou a comemorar o aumento da velocidade média dos ônibus nas vias onde foram implantadas as faixas exclusivas.
Segundo ele, um estudo em andamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) revela um aumento médio de 50% nas faixas, passando de 14km/h para 21km/h. (Confira abaixo nota da CET)
A cidade hoje possui cerca de 170 quilômetros de faixas. Na segunda-feira, este número deve chegar a 190 quilômetros. A prefeitura acredita que deve superar a meta de 220 quilômetros para este ano.
O prefeito e o secretário de transportes, Jilmar Tatto, voltaram a falar em racionalização das linhas de ônibus principalmente em corredores.
Só no corredor Pirituba – Lapa – Centro, deve ser reduzido em até 70% o número de linhas de ônibus.
Tatto disse que a ideia é ampliar os sistemas tronco-alimentadores. Assim, menos linhas iriam percorrer os corredores para o centro da cidade. No entanto, segundo o secretário, estas linhas ganhariam mais freqüência com o aumento da velocidade.
Para remodelar o sistema, com linhas mais freqüentes nos bairros, a intenção da prefeitura é construir 14 terminais de ônibus até 2016.
A forma de remuneração das empresas também teria de ser revista com a redução do número de linhas.
No domingo, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a prefeitura de São Paulo vai impedir a circulação de carros por ruas da região central. Algumas linhas de ônibus que passam pelo centro devem ser reforçadas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
O evento contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.
Mas chamaram a atenção mesmo outras presenças ilustres: de um ônibus Monika, fabricado pela CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), empresa pública da cidade privatizada entre 1993 e 1994, e um Superarticulado Mercedes Benz O 500 UDA, que vai começar a operar na semana que vem na zona Norte de São Paulo, pela Viação Sambaíba. O veículo novo, de 23 metros de comprimento, conta com duas catracas para agilizar o embarque dos passageiros.
No evento, o prefeito Fernando Haddad voltou a comemorar o aumento da velocidade média dos ônibus nas vias onde foram implantadas as faixas exclusivas.
Segundo ele, um estudo em andamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) revela um aumento médio de 50% nas faixas, passando de 14km/h para 21km/h. (Confira abaixo nota da CET)
A cidade hoje possui cerca de 170 quilômetros de faixas. Na segunda-feira, este número deve chegar a 190 quilômetros. A prefeitura acredita que deve superar a meta de 220 quilômetros para este ano.
O prefeito e o secretário de transportes, Jilmar Tatto, voltaram a falar em racionalização das linhas de ônibus principalmente em corredores.
Só no corredor Pirituba – Lapa – Centro, deve ser reduzido em até 70% o número de linhas de ônibus.
Tatto disse que a ideia é ampliar os sistemas tronco-alimentadores. Assim, menos linhas iriam percorrer os corredores para o centro da cidade. No entanto, segundo o secretário, estas linhas ganhariam mais freqüência com o aumento da velocidade.
Para remodelar o sistema, com linhas mais freqüentes nos bairros, a intenção da prefeitura é construir 14 terminais de ônibus até 2016.
A forma de remuneração das empresas também teria de ser revista com a redução do número de linhas.
No domingo, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a prefeitura de São Paulo vai impedir a circulação de carros por ruas da região central. Algumas linhas de ônibus que passam pelo centro devem ser reforçadas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
NOTA DA CET SOBRE FAIXAS:
Velocidade média em faixas exclusivas tem ganho médio
de 45,7% para o transporte coletivo
A CET concluiu a medição em 77 trechos de faixas exclusivas. A velocidade média aumentou de 14,3 Km/h para 20,8 Km/h em dados coletados entre fevereiro e setembro
de 45,7% para o transporte coletivo
A CET concluiu a medição em 77 trechos de faixas exclusivas. A velocidade média aumentou de 14,3 Km/h para 20,8 Km/h em dados coletados entre fevereiro e setembro
A CET está formatando um estudo de velocidade média nas faixas exclusivas existentes na cidade. Nesta semana, foram compilados os primeiros dados gerais do relatório. Os números apresentam a performance em 77 trechos de faixas exclusivas inauguradas entre o dia 22 de fevereiro e 9 de setembro, num universo de 160 Km, aproximadamente. A amostragem revela um crescimento de 45,7% na velocidade média desempenhada pelos ônibus, com aumento de 14,3 Km /h para 20,8 Km/h. No cálculo geral dessa média, foram desconsiderados os trechos de vias segregadas inferiores a 300 metros.
Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. No arquivo anexo está a tabela com as medições realizadas.
Um exemplo: a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Dr. Arnaldo foi inaugurada no dia 10 de julho. Uma semana antes, a CET fez uma contagem da velocidade dos ônibus na faixa mais à direita da via nos picos manhã e tarde. A velocidade medida nos ônibus foi de 6 km/h, no trecho entre a Rua Cardoso de Almeida, e 180 metros após a Rua Teodoro Sampaio. Na semana seguinte, já com a faixa, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7% Há locais que concentram os principais deslocamentos no sistema viário principal da cidade onde a velocidade dos ônibus não chegava 15 Km/h.
O melhor exemplo é a Avenida 23 de Maio / Av. Rubem Berta / Avenida Moreira de Guimarães, o trecho 2 de faixa exclusiva do Corredor Norte – Sul. Neste local, a velocidade, antes da implantação da faixa era de 13,7 Km/h. Na semana de inauguração da faixa, ou seja, a partir dia 5 de agosto, a velocidade alcançou 22,2 Km, um aumento de 61,9%.
Outros dois exemplos satisfatórios são as Marginais. A velocidade dos ônibus na Marginal Tietê, em toda a extensão da faixa (12,6 Km), delimitada pelas Pontes Aricanduva e das Bandeiras, subiu de 20,4 Km/h para 24,7 Km/h, um aumento de 21,1%.
Na Marginal Pinheiros, o ganho de velocidade foi de 26,6% se levarmos em consideração a medição nos três trechos implantados que somam 17,4 Km. A velocidade ao longo do eixo subiu de 23,2 Km/h para 29,4 Km/h.
Vale ressaltar que esses números são preliminares, pois levam em consideração o desempenho alcançado apenas no início da operação da faixa. Ao longo das semanas, as velocidades tendem a se estabilizar. Este novo cenário, que apresentará a acomodação dos veículos e a rotina dos ônibus ao transitar pelas vias segregadas, ainda não aparece nesta primeira amostragem.
Com base neste trabalho inicial, os setores de planejamento e engenharia de campo terão um foco mais intenso nos locais onde a velocidade média tenha ficado abaixo da meta em torno de 25 Km/h para os coletivos.
Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. No arquivo anexo está a tabela com as medições realizadas.
Um exemplo: a faixa exclusiva de ônibus da Avenida Dr. Arnaldo foi inaugurada no dia 10 de julho. Uma semana antes, a CET fez uma contagem da velocidade dos ônibus na faixa mais à direita da via nos picos manhã e tarde. A velocidade medida nos ônibus foi de 6 km/h, no trecho entre a Rua Cardoso de Almeida, e 180 metros após a Rua Teodoro Sampaio. Na semana seguinte, já com a faixa, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7% Há locais que concentram os principais deslocamentos no sistema viário principal da cidade onde a velocidade dos ônibus não chegava 15 Km/h.
O melhor exemplo é a Avenida 23 de Maio / Av. Rubem Berta / Avenida Moreira de Guimarães, o trecho 2 de faixa exclusiva do Corredor Norte – Sul. Neste local, a velocidade, antes da implantação da faixa era de 13,7 Km/h. Na semana de inauguração da faixa, ou seja, a partir dia 5 de agosto, a velocidade alcançou 22,2 Km, um aumento de 61,9%.
Outros dois exemplos satisfatórios são as Marginais. A velocidade dos ônibus na Marginal Tietê, em toda a extensão da faixa (12,6 Km), delimitada pelas Pontes Aricanduva e das Bandeiras, subiu de 20,4 Km/h para 24,7 Km/h, um aumento de 21,1%.
Na Marginal Pinheiros, o ganho de velocidade foi de 26,6% se levarmos em consideração a medição nos três trechos implantados que somam 17,4 Km. A velocidade ao longo do eixo subiu de 23,2 Km/h para 29,4 Km/h.
Vale ressaltar que esses números são preliminares, pois levam em consideração o desempenho alcançado apenas no início da operação da faixa. Ao longo das semanas, as velocidades tendem a se estabilizar. Este novo cenário, que apresentará a acomodação dos veículos e a rotina dos ônibus ao transitar pelas vias segregadas, ainda não aparece nesta primeira amostragem.
Com base neste trabalho inicial, os setores de planejamento e engenharia de campo terão um foco mais intenso nos locais onde a velocidade média tenha ficado abaixo da meta em torno de 25 Km/h para os coletivos.
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