Cerca de mil pessoas usam o transporte coletivo sem pagar a passagem ao “pularem a catraca”, de acordo com uma estimativa da Prefeitura de Curitiba. Alguns passageiros pulam a catraca de saída das estações-tubo para entrarem pela porta de saída do ônibus biarticulado, ao invés de entrarem pela catraca de acesso às estações-tubo, onde ficam os cobradores.
Dez adolescentes foram flagrados entrando pela porta de saída do ônibus em quinze minutos em uma estação-tubo. Os flagrantes aconteceram no bairro Portão, no horário de saída das escolas. Em um dos casos, um adolescente chegou a segurar a porta para que outro conseguisse entrar. Em outra situação, um rapaz com skate quase ficou preso na porta.
O cobrador da estação-tubo Jackson da Silva Vieira contou que alguns motoristas até obrigam os jovens a saírem dos ônibus, porém eles continuam a cometer a infração. “Eles entram entre o tubo e o ônibus. Eles são muitos e a gente não pode fazer nada”, explicou. Os usuários também reclamam da ação dos infratores que, em alguns casos, agridem verbalmente os demais usuários, segundo relatos de passageiros. “Você é xingado. Você, às vezes, é até ignorado”, relatou o passageiro Gilmar Pereira.
“Eles avançam na gente. Falam palavras pesadas”, disse a passageira Maria Aparecida, que pede por mais segurança nas estações-tubo para que a infração deixe de ser cometida. A prefeitura informou que câmeras de segurança já começaram a ser instaladas nas estações-tubo e nos terminais de ônibus. De acordo com a administração municipal, mais de 200 estão funcionando e, até o fim de 2013, mais de 600 câmeras serão instaladas.
Em março, um grupo de vinte pessoas foi preso na capital paranaense quando tentava pular a catraca de um ônibus de uma linha entre Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. A Polícia Militar (PM) afirnou que os presos eram conhecidos na região por sempre praticarem a infração.
Informações: G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário