Por Blog do Planalto
A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira (7), investimento de R$ 769 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de mobilidade urbana em Guarulhos e Osasco. Em Guarulhos, serão investidos R$ 645 milhões para a construção de quatro corredores para transporte público. Uma das obras contempladas será o trecho II do Corredor Papa João Paulo I, com recursos de R$ 120 milhões. Este trecho terá 4,1 quilômetros e ligará a Avenida Jacú Pêsssego até o Trevo do Bonsucesso, no Bairro Bonsucesso.
Dilma relembrou os anúncios de investimento em mobilidade urbana feitos recentemente em São Paulo e destacou a importância da integração entre os 39 municípios de “uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil e da América Latina”:
“Todos os moradores da região sabem o que significa essa possibilidade [de integração] e como ela é importante. Todo dia tem gente que sai dali e vem trabalhar aqui, sai de lá e vai trabalhar mais longe. Essa movimentação coloca a mobilidade urbana no centro da questão da qualidade de vida das pessoas. [...] Transporte urbano é tempo, é algo que afeta as pessoas, e como a gente usa todos os dias temos que saber quanto ele custa e quanto ele implica de perda de tempo e em menos renda.”
O Corredor João Jamil Zarif, com recursos de R$ 215 milhões, terá seis quilômetros e irá ligar as avenidas Otávio Braga de Mesquita e Estrada Velha Guarulhos Nazaré, nos bairros Taboão e São João. O empreendimento prevê a implantação de três faixas de tráfego por sentido, sendo uma exclusiva ao transporte coletivo, estações de embarque e desembarque e ciclovia.
O governo federal também investirá R$ 100 milhões no Corredor Otávio Braga de Mesquita, um trecho com 2,3 quilômetros que ligará as avenidas João Jamil Zarif e Engenheiro Albert Lemier, em Taboão. O Corredor Paulo Faccini terá um investimento de R$ 210 milhões, com trecho de 3,4 quilômetros entre as avenidas Monteiro Lobato e Suplicy, no bairro Paraventi. Estão previstos ainda R$ 83 milhões para a construção de 1,7 quilômetros de extensão do Corredor Pimentas, o trevo e o terminal do Bonsucesso.
Em Osasco, o investimento será de R$ 124 milhões para a construção do Corredor Visconde Nova Granada e o estudo de viabilidade para construir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) às margens do Rodoanel Mario Covas. Já para a implantação do corredor Visconde Nova Granada/S.C. Corinthians Paulista o investimento será de R$ 123 milhões.
Dilma relembrou os anúncios de investimento em mobilidade urbana feitos recentemente em São Paulo e destacou a importância da integração entre os 39 municípios de “uma das maiores regiões metropolitanas do Brasil e da América Latina”:
“Todos os moradores da região sabem o que significa essa possibilidade [de integração] e como ela é importante. Todo dia tem gente que sai dali e vem trabalhar aqui, sai de lá e vai trabalhar mais longe. Essa movimentação coloca a mobilidade urbana no centro da questão da qualidade de vida das pessoas. [...] Transporte urbano é tempo, é algo que afeta as pessoas, e como a gente usa todos os dias temos que saber quanto ele custa e quanto ele implica de perda de tempo e em menos renda.”
O Corredor João Jamil Zarif, com recursos de R$ 215 milhões, terá seis quilômetros e irá ligar as avenidas Otávio Braga de Mesquita e Estrada Velha Guarulhos Nazaré, nos bairros Taboão e São João. O empreendimento prevê a implantação de três faixas de tráfego por sentido, sendo uma exclusiva ao transporte coletivo, estações de embarque e desembarque e ciclovia.
O governo federal também investirá R$ 100 milhões no Corredor Otávio Braga de Mesquita, um trecho com 2,3 quilômetros que ligará as avenidas João Jamil Zarif e Engenheiro Albert Lemier, em Taboão. O Corredor Paulo Faccini terá um investimento de R$ 210 milhões, com trecho de 3,4 quilômetros entre as avenidas Monteiro Lobato e Suplicy, no bairro Paraventi. Estão previstos ainda R$ 83 milhões para a construção de 1,7 quilômetros de extensão do Corredor Pimentas, o trevo e o terminal do Bonsucesso.
Em Osasco, o investimento será de R$ 124 milhões para a construção do Corredor Visconde Nova Granada e o estudo de viabilidade para construir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) às margens do Rodoanel Mario Covas. Já para a implantação do corredor Visconde Nova Granada/S.C. Corinthians Paulista o investimento será de R$ 123 milhões.
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