sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Testes em São Paulo podem abrir caminho para fábrica chinesa de ônibus elétrico no Brasil

por 

ônibus
Modelo de ônibus elétrico chinês da fabricante BYD. Outras duas unidades serão adaptados na China com os padrões da SPTrans – São Paulo Transportes. Testes na Capital Paulista abrem caminho para instalação de fábrica chinesa no Brasil. Foto – SPTrans
Cidade de São Paulo começa a testar ônibus elétrico chinês movido somente com baterias. Dependendo dos resultados dos testes e de negociações, fábrica da China pode se instalar no Brasil para produzir o veículo. No Corredor que liga São Paulo à região do ABC Paulista também está um teste um ônibus elétrico com baterias.
Texto:
Atualmente, o Japão e a China lideram a tecnologia de ônibus elétricos que independem dos fios de rede área, como os trólebus, e de motor a combustão para gerar energia elétrica, como os híbridos.
O mercado brasileiro desperta interesse nestes países que firmam parcerias para testes, em especial na Capital Paulista e na Grande São Paulo.
Nesta segunda-feira, dia 25, começa a circular ainda sem passageiros pelas ruas de São Paulo um ônibus chinês movido somente com baterias. O veículo foi apresentado nesta sexta-feira.
A autonomia do veículo é de cerca de 250 quilômetros e a emissão de poluentes é zero. Por dia um ônibus na Capital Paulista circula 230 quilômetros em média. A recarga das baterias é feita na garagem
O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, diz que dependendo dos resultados e de negociações com a China, o ônibus pode ser fabricado no Brasil
OUÇA
“A tecnologia é da China, eles têm a propriedade desta tecnologia, para ter uma produção em escala no Brasil depende muito de convênio. É importante o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior estabelecer tratativas no sentido de trazer a fábrica para cá e fazer não só a montagem mas eventualmente trazerem tecnologia para o Brasil” – disse o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto
Outros dois ônibus devem chegar e ser adaptados aos padrões de São Paulo. Técnicos da gerenciadora SPTrans embarcam para a China. Os testes com passageiros vão começar até março.
No Corredor que liga a Capital ao ABC Paulista também circula um ônibus elétrico a baterias, articulado, parceria entre uma fabricante brasileira e outra japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário