Cidade histórica e principal atração de turistas em Minas Gerais ganhará seu primeiro aeroporto, como parte do plano de aviação regional anunciado pelo governo federal. Mas a construção ainda anda a passos lentos
26 DE DEZEMBRO DE 2012 ÀS 17:28
Minas 247 - Ouro Preto finalmente vai ganhar seu primeiro aeroporto. Cidade histórica, primeira capital de Minas e principal cidade turística do estado, ela faz parte do plano de aviação regional anunciado pelo governo federal. Estima-se que serão gastos R$ 28 milhões nas obras, mas, por enquanto, elas continuam a passos de tartaruga. A boa notícia é que a promessa é que o aeroporto comece a funcionar até o início da Copa’2014…
Leia trecho da matéria de Pedro Rocha Franco, do jornal Estado de Minas:
A cidade histórica de Ouro Preto deverá ter seu primeiro aeroporto até a Copa’2014. A unidade será a única construída em Minas dentro do plano de aviação regional anunciado pelo governo federal na semana passada. Ao todo, 17 aeroportos regionais deverão ser criados no país, incluindo na lista, por exemplo, Gramado, no Rio Grande do Sul. Em Minas, outras 32 cidades terão melhorias na infraestrutura aeroportuária de forma a possibilitar que os terminais tenham voos comerciais, entre os quais o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Diamantina, que, assim como Patos de Minas e São João del-Rei tiveram proibições de voo nesse ano devido às condições de segurança dos terminais. Cidades-polo, como Montes Claros e Governador Valadares, também terão recursos.
O aeroporto será implantado no distrito de Glaura, às margens da rodovia que faz ligação com Cachoeira do Campo, num terreno de 930 mil metros quadrados, com pista de 800 metros de extensão e capacidade para aviões de até 60 passageiros. A prefeitura, inclusive, já fez parte das desapropriações necessárias e elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (Eia-Rima). O projeto teve início em 2010, mas, por falta de recursos (a estimativa inicial é que a obra consuma R$ 28 milhões), a construção anda a passos lentos.
O terminal agilizaria o transporte de turistas de outros estados, que, atualmente, desembarcam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, para percorrer quase 150 quilômetros até a cidade histórica. Por ano, são mais de 500 mil visitantes, fora os estudantes universitários e moradores, o que justificaria o aporte. Para os residentes na capital, a solução deve ser outra. O governo de Minas estuda a reativação da malha férrea para o transporte de passageiros. Assim, seria possível sair da capital de trem até a antiga capital.
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