Uma das maiores preocupações dos brasileiros com relação à Copa do Mundo de 2014 é se as obras serão finalizadas a tempo. Além dos estádios, as obras de expansão dos aeroportos das cidades-sede também estão sendo acompanhados com ansiedade.
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Dagmar, mostrou seu descontentamento com a estrutura aeroportuária brasileira, que, segundo ele, mesmo com as obras, ainda não atende à demanda do país. “Fizeram grandes aeroportos, que se assemelham mais a shoppings centers, mas esqueceram de fazer pista e onde fizeram, fizeram errado, como em Guarulhos, que não tem como fazer decolagem e aterrissagem simultânea”, disse em audiência pública sobre aviação civil realizada ontem (04), na Câmara dos Deputados.
Além da falta de pistas para decolagem e pouso, o presidente do SNA também criticou os sistemas de comunicação, considerado por ele um gargalo sério na aviação, que tem diversas deficiências, como ruídos, por exemplo.
De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Guilherme Ramalho, até 2014 os investimentos do governo em infraestrutura nos grandes aeroportos, tanto da Infraero quanto os concedidos, serão de R$ 8,4 bilhões. “Essas obras são nossos grandes desafios. Teremos um ganho de mais de 10 mil metros de pista, mais de 381 m² de pátio, 289 m² de terminais de passageiros e um aumento de mais de 95 milhões de passageiros.”
Atualmente, a Infraero realiza 36 obras em aeroportos em todas as regiões do país. Dessas, oito já foram concluídas e 17 estão em andamento. No total, 21 deverão atender ao evento esportivo de 2014. O diretor de Obras de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, mostrou o panorama das obras e deu estimativas para a conclusão. Conforme ele, quando concluídas, as obras proporcionaram uma boa vantagem da capacidade com relação à demanda dos aeroportos.
Galeão
Atualmente, o aeroporto do Rio de Janeiro passa por quatro obras: a reforma do Terminal de Passageiros 1 e obras complementares, reforma do Terminal de Passageiros 2, recuperação e revitalização dos sistemas de pistas e pátios e a reforma e adequação do terminal de cargas de exportação.
Todas as obras são investimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e totalizam R$ 697,6 milhões. Somando os dois terminais de passageiros, o aeroporto terá a capacidade de 26,6 milhões de passageiros por ano.
Porto Alegre
O aeroporto da capital gaúcha é um dos que mais enfrenta obras atualmente. No total são cinco: reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 1, ampliação do sistema de pátios e pistas de táxi, ampliação de pista de pouso e decolagem, construção de novo terminal de cargas e implantação do módulo operacional, sendo este já concluído.
Segundo a Infraero, a previsão é que todas as obras sejam concluídas até junho de 2014, com exceção da ampliação da pista de pouso e decolagem, prevista para outubro do mesmo ano.
Agência T1, Por Danielle Sousa
Edição: Bruna Yunes
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