Os investimentos nos transportes públicos em Londres
Destaque é para a integração entre diversos tipos de modais.
ADAMO BAZANI – CBN
Apesar de serem preocupação, os transportes públicos para as Olimpíadas de Londres, que começam nesta semana, receberam altos investimentos em modernização e ampliação para beneficiar as demandas pontuais do evento e também o dia a dia dos moradores.
Para se ter uma ideia, o sistema recebeu só na cidade investimentos, em valores convertidos, de R$ 18 bilhões. No Brasil inteiro, para a Copa do Mundo em 12 cidades, os transportes devem receber R$ 11 bilhões.
Mas não são apenas os valores. A forma de investimento também se mostra diferente.
Inicialmente, foi pensada numa malha de transportes e não em modais de maneira isolada. É claro que pesa a favor de Londres, o fato de os transportes já apresentarem mais qualidade que nas cidades do Brasil, muitas que começaram do zero o planejamento no setor, o que é vergonhoso.
Uma das características é a integração e não a briga entre modais. Enquanto num Estado como São Paulo, por exemplo, o Governo briga na Justiça para acabar com uma integração entre ônibus municipais e intermunicipais em Diadema, não só durante os jogos, mas no dia a dia, um cartão garante com um mesmo pagamento de passagem (não a valores altos) o uso no metrô, trem, nos ônibus, inclusive os de dois andares, e no trem de alta velocidade.
Exclusividade das Olimpíadas está o fato de quem comprou ingressos para assistir os jogos vai poder se deslocar sem pagar a mais nos transportes públicos.
Os transportes serão monitorados de forma integrada também, com centrais de vídeo e GPS, para gestão em tempo real do sistema.
A demanda de passageiros em Londres que é de 12 milhões de viagens por dia vai aumentar para 15 milhões.
As obras do setor ficaram prontas no ano passado, enquanto que no Brasil, há intervenções que nem projeto básico satisfatório possuem.
Um dos destaques será a utilização dos novos ônibus de dois andares vermelhos, que substituem os históricos Routemasters.
Os veículos são elétricos híbridos, ou seja, possuem dois motores, um elétrico e outro a combustão, o que reduz o nível de poluição.
O acabamento é mais moderno e apresenta mais itens de segurança e conforto.
O site olhar digital traz uma reportagem sobre os transportes nas Olimpíadas de Londres e imagens destes veículos em funcionamento.
O LINK É:
Destaque é para a integração entre diversos tipos de modais.
ADAMO BAZANI – CBN
Apesar de serem preocupação, os transportes públicos para as Olimpíadas de Londres, que começam nesta semana, receberam altos investimentos em modernização e ampliação para beneficiar as demandas pontuais do evento e também o dia a dia dos moradores.
Para se ter uma ideia, o sistema recebeu só na cidade investimentos, em valores convertidos, de R$ 18 bilhões. No Brasil inteiro, para a Copa do Mundo em 12 cidades, os transportes devem receber R$ 11 bilhões.
Mas não são apenas os valores. A forma de investimento também se mostra diferente.
Inicialmente, foi pensada numa malha de transportes e não em modais de maneira isolada. É claro que pesa a favor de Londres, o fato de os transportes já apresentarem mais qualidade que nas cidades do Brasil, muitas que começaram do zero o planejamento no setor, o que é vergonhoso.
Uma das características é a integração e não a briga entre modais. Enquanto num Estado como São Paulo, por exemplo, o Governo briga na Justiça para acabar com uma integração entre ônibus municipais e intermunicipais em Diadema, não só durante os jogos, mas no dia a dia, um cartão garante com um mesmo pagamento de passagem (não a valores altos) o uso no metrô, trem, nos ônibus, inclusive os de dois andares, e no trem de alta velocidade.
Exclusividade das Olimpíadas está o fato de quem comprou ingressos para assistir os jogos vai poder se deslocar sem pagar a mais nos transportes públicos.
Os transportes serão monitorados de forma integrada também, com centrais de vídeo e GPS, para gestão em tempo real do sistema.
A demanda de passageiros em Londres que é de 12 milhões de viagens por dia vai aumentar para 15 milhões.
As obras do setor ficaram prontas no ano passado, enquanto que no Brasil, há intervenções que nem projeto básico satisfatório possuem.
Um dos destaques será a utilização dos novos ônibus de dois andares vermelhos, que substituem os históricos Routemasters.
Os veículos são elétricos híbridos, ou seja, possuem dois motores, um elétrico e outro a combustão, o que reduz o nível de poluição.
O acabamento é mais moderno e apresenta mais itens de segurança e conforto.
O site olhar digital traz uma reportagem sobre os transportes nas Olimpíadas de Londres e imagens destes veículos em funcionamento.
O LINK É:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/olimpiada-2012-conheca-a-tecnologia-por-tras-do-transporte-publico-de-londres
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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