- A francesa Renault anunciou que em 2012 vai bater recordes de vendas. Já a concorrente francesa Peugeot-Citroën, que vende a maior parte do que faz para a própria Europa, anda mal.
As montadoras de veículos enfrentam uma forte concorrência, em todo o mundo. Na Europa, a indústria vive momentos bem difíceis. As montadoras são um termômetro da economia.
Os países estão em plena recessão, mas também é nessa hora que a eficiência de cada empresa sobressai. Na França, as duas maiores montadoras vivem momentos totalmente diversos.
Em plena crise europeia, um frescor. A francesa Renault – associada à Nissan, Volvo e Daimler – anunciou que em 2012 vai bater recordes de vendas. A explicação: a montadora está vendendo mais para o mundo do que para os próprios europeus.
Já a concorrente francesa Peugeot-Citroën, que é a segunda maior montadora da Europa e vende a maior parte do que faz para a própria Europa anda mal. Anunciou que vai demitir oito mil trabalhadores e fechar uma fábrica pela primeira vez em mais de uma década.
Entre o ruim e o bom, um presidente que acabou de assumir o cargo. François Hollande está entre ajudar a Peugeot-Citroen ou ver mais desemprego.
Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, três anos atrás, viveu o mesmo dilema. As três maiores montadoras americanas estavam crise. Deixá-las irem a falência, ver todos os fornecedores irem junto, assistir o desemprego e a economia afundarem ou ajudar. O governo americano despejou mais de US$ 30 bilhões na General Motors e na Chrysler.
Hoje as vendas de automóveis nos Estados Unidos estão em recuperação. Em 2011 as vendas subiram pelo terceiro ano consecutivo: 12,8 milhões de veículos, mais de um milhão em comparação com 2010. E bem mais do que em 2009 – o pior ano em quase três décadas.
A questão é se a indústria vai continuar andando nesse ritmo. As montadoras americanas se beneficiaram da queda na produção da Toyota e Honda por causa do tsunami que atingiu o Japão no ano passado.
Agora as duas concorrentes estão com força total. E vindo pelo mesmo caminho têm as montadoras sul-coreanas e chinesas – que hoje também fabricam e vendem carros aos milhões, por todo o mundo.
Fonte: Bom Dia Brasil, Por Rodrigo Bocardi
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