O transporte marítimo de cabotagem, navegação entre portos marítimos de um mesmo país, é essencial para a eficiência logística brasileira, já que o país é rodeado por grande extensão costeira. A alta capacidade de carregamento, menor custo por tonelada e de consumo de combustível são pontos que contam a favor desta matriz de transporte.
Em pesquisa divulgada na última quarta-feira (29/05) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), concluiu que a maior utilização da cabotagem para fluxos internos possibilitaria a redução do volume de veículos nas rodovias.
A alta carga tributária tanto na prestação do serviço de cabotagem quanto sobre a carga transportada e a carência de infraestrutura portuária, com escassez de berços e retroáreas foram um dos principais entraves para o melhor desenvolvimento do setor.
Dados
Entre os principais produtos transportados na navegação de cabotagem, estão os combustíveis e óleos minerais (77,2%), bauxita (10,1%) e contêineres (5,1%). A pesquisa revela que entre 2006 e 2012, houve um crescimento de 23% no volume de cargas movimentadas.
Com relação aos investimentos públicos no setor da cabotagem, em 2012 foi investido R$ 357,1 milhões, superando a média anual entre 2002 e 2012, de R$ 299,7 milhões.
Avaliação do serviço de cabotagem
A pesquisa realizou um questionário com 92 empresas que utilizam a cabotagem para o transporte de produtos. O nível de serviço foi avaliado como bom por 66,3% dos entrevistados e regular por 30,4%, enquanto o tempo de operação e liberação das cargas é considerado adequado por 51,1% e lento para 34,8%.
Agência T1, Por Danielle Sousa
Edição: Bruna Yune
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