AUTOR: RENATO LOBO
Ainda sobre a redução das velocidades máximas nas marginais, e acalorada discussão entre os que são contra e os que são favoráveis: a prefeitura de São Paulo divulgou em seu site uma notícia de um jornal Frances que retrata possíveis benefícios que a cidade de Paris teve em reduzir velocidades máximas de vias com as mesmas caraterísticas das nossas marginais, ou seja, vias expressas.
No anel viário da capital francesa, a velocidade foi reduzida de 80 km/h para 70 km/h, mesma velocidade praticada nas pistas expressas das marginais.
Entre os benefícios, o jornal destaca:
Menos acidentes
Foi registrado redução de 15,5% em acidentes em 2014 , em comparação a 2013 (627 contra 742), sendo como “nível mais baixo em uma década”, de acordo com a Prefeitura de Paris e a autoridade policial.
Maior velocidade média
Nos horários de pico na parte da manhã, a velocidade média aumentou de 32,6 km/h em 2013 para 38,4 km/h em 2014, alta de 18%. À noite, foi de 30,3 km/h a 33,9 km/h, um aumento de 12%. O Jornal atribui a alta na velocidade por reduzir o chamado “efeito sanfona”, ou seja, o “anda e para” quando os motoristas podem desenvolver maiores velocidades.
Multas no entanto, aumentaram
Se o artigo publicado pela prefeitura tem o objetivo de desmentir os inúmeros malefícios da redução da velocidade, um dos argumentos das pessoas que são contra não é derrubado no texto: o número de multas.
Em Paris, entre 2013 e 2014, houve uma explosão do número de infrações: 461.596 infrações foram registradas em 2014 contra 138.138 em 2013 (um aumento de aproximadamente 3,5 vezes). O jornal atribui o crescimento ao aumento do número de radares instalados nas vias.
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