A Linha 1-Azul ganhou mais um trem modernizado, a composição I25 iniciou os trabalhos sendo o 13º trem reformado no ramal. O repaginamento dos trens esta atrasado, sendo que era previsto seu termino em 2014. Apenas 53% da frota foi reformada, deste total, 39 trens modernizados dos 98 estão em operação espalhados pelas linhas 1,2 e 3. Outros 12 trens estão nos pátios da empresa em processo de testes, ou aguardando a conclusão da troca da sinalização para iniciar a operação.
32 trens ainda circulam pelo ramal que liga o Jabaquara ao Tucuruvi, sendo 24 da frota A e da frota D. Na linha 3-vermelha são apenas 4 trens antigos da frota D.
Ainda de quebra, os contratos de reformas são alvo do ministério público, que aponta que o Metrô pagou mais caro pela modernização, do que se tivesse comprados trens novos. A companhia do Metrô por sua vez diz que o custo unitário de cada composição “saiu em torno de 60% de um trem novo, o que justifica a opção pela reforma”. “Os valores estão inseridos no contexto econômico financeiro da época em que os quatro lotes foram licitados (data-base 2008).
Os trens da frota A, da numeração A01 ao A25 fazem parte do lote que após a reforma, voltam como frota I, trabalho este feita pela Alstom e Siemens.
Imagem de Robinson Ferreira de Azevedo:
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