terça-feira, 1 de julho de 2014

Seguem atrasadas as obras do sistema de sinalização dos trens na CPTM

Viatrolebus

Comitre CapaParece noticia velha, mas não é. Em novembro de 2013 postamos aqui no Via Trolebus sobre o sucessivos atrasos nas obras de instalação do novo sistema de sinalização. Só para dar uma pincelada rápida, a medida é crucial para que CPTM possa reduzir o intervalo entre trens para 3 minutos, junto é claro com as obras do ferroanel.
Os prazos para a instalação da nova tecnologia foram dadas a partir de 2007, e até 2012 todos os ramais deveriam contar com as sistemas de sinalização. Acompanhe:
Em 2007, a CPTM fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. O novo prazo agora para os ramais 7 e 12 é para 2016, ou seja 9 anos depois…
Já em 2009 a Companhia assinou um contrato de € 280 milhões com um consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. O contrato prevê a implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o chamado CBTC, nas linhas 8, 10 e 11. Naquele ano, as linhas 8 e 11 tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para instalação da nova sinalização a partir da assinatura do contrato. Na linha 10, o prazo é de 18 meses depois de terminada a instalação do novo sistema nas linhas 8 e 11.
Porem o ramal que tem a funcionalidade mais adiantada é o 8-Diamante, com 70% das obras concluídas. Nenhum dos 3 ainda operam com CBTC.
As informações foram passadas pela própria companhia através do SIC – Serviço de Informação ao Cidadão

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