A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta terça-feira (1), da abertura de tráfego do Arco Metropolitano (BR-493), do trecho que vai do entroncamento da BR-040 até Itaguaí, no Rio de Janeiro. Com a parceria entre governos federal e estadual, a implantação do trecho de 145 km, que começou em 2008, custou R$ 1,9 bilhão. No percurso, foram realizadas obras de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e construção de 156 obras de artes (viadutos, pontes, passarelas e passagens subterrâneas).
A estimativa inicial é que cerca de 32 mil veículos usem a rodovia diariamente na época da inauguração (10 mil carretas e 22 mil veículos leves), atingindo 45 mil em 2030. Com isso, haverá melhora no tráfego das vias expressas de entrada e saída do Rio: Ponte Rio-Niterói, Avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela e rodovias Washington Luiz e Dutra.
Para o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o tráfego de veículos da região.
“É um elo entre todas as rodovias estaduais e federais do estado, e faz uma conexão direta da BR-101 com o Porto de Itaguaí. (…) Por esse ângulo você tem uma ideia da importância dessa ligação. Ela faz essa conexão eliminando o trafego pesado da Avenida Brasil e das zonas urbanas da BR-101, tanto no que se refere ao Rio-Santos como a chegada ao Rio de Janeiro. (…) Com isso, há um ganho na mobilidade urbana muito grande.”
A Arco Metropolitano vai ligar Itaboraí a Itaguaí, num percurso de 145 quilômetros, e se conectar com todas as rodovias federais em território fluminense, integrando ainda os municípios de Nova Iguaçu, Paracambi, Duque de Caxias, Seropédica, Itaguaí e Japeri.
Conexão com estradas federais
O Arco faz entroncamento com importantes estradas federais que cortam o estado ou têm o Rio como destino: BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília), BR-116 (Rio-Teresópolis), BR-101 (Rio-Santos), BR-465 (antiga Rio-São Paulo). A conexão com grandes eixos rodoviários do país permitirá reestruturação da malha rodoviária da Região Metropolitana, melhorando acessibilidade à capital e entre municípios vizinhos. O arco também permitirá a ligação do Porto de Itaguaí com Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em execução pela Petrobras, em Itaboraí.
O Arco faz entroncamento com importantes estradas federais que cortam o estado ou têm o Rio como destino: BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília), BR-116 (Rio-Teresópolis), BR-101 (Rio-Santos), BR-465 (antiga Rio-São Paulo). A conexão com grandes eixos rodoviários do país permitirá reestruturação da malha rodoviária da Região Metropolitana, melhorando acessibilidade à capital e entre municípios vizinhos. O arco também permitirá a ligação do Porto de Itaguaí com Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em execução pela Petrobras, em Itaboraí.
A rodovia será essencial também para crescimento do segmento de cargas, dando mais agilidade e qualidade ao setor de transportes. Uma carga vinda hoje por caminhão de Minas Gerais para o Porto de Itaguaí pela BR-040, por exemplo, precisa passar pela Avenida Brasil. Com o Arco, a avenida poderá ser evitada e haverá ganho de tempo no frete, reduzindo custos.
Empresas no entorno
As cidades da Baixada Fluminense diretamente influenciadas pelo Arco já começaram a se beneficiar com a implantação da estrada. Grandes indústrias e centros de distribuição de produtos e mercadorias estão se instalando no entorno da rodovia, impulsionando o desenvolvimento dos municípios. No momento, há 38 empreendimentos aguardando licença ambiental e inscrição na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro para se instalar em algum ponto das proximidades do Arco Metropolitano.
As cidades da Baixada Fluminense diretamente influenciadas pelo Arco já começaram a se beneficiar com a implantação da estrada. Grandes indústrias e centros de distribuição de produtos e mercadorias estão se instalando no entorno da rodovia, impulsionando o desenvolvimento dos municípios. No momento, há 38 empreendimentos aguardando licença ambiental e inscrição na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro para se instalar em algum ponto das proximidades do Arco Metropolitano.
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