Veículo foi cedido pela empresa BYD, maior fabricante da tecnologia. Ônibus tem motor elétrico para rodas traseiras e autonomia de 250 km.
O Distrito Federal passou a operar nesta quinta-feira (3) em fase de testes um ônibus elétrico que vai fazer o trajeto do Aeroporto Juscelino Kubitscheck até a área central de Brasília.
Segundo a TCB, autarquia que faz a gestão da linha executiva do aeroporto, o veículo foi cedido pelaempresa chinesa BYD, maior fabricante mundial da tecnologia.
As informações coletadas durante a fase de testes do ônibus serão disponibilizadas para empresários, para que seja analisada a viabilidade técnica, econômica e financeira da utilização da tecnologia nosistema de transporte público do Distrito Federal.
O ônibus circula até 250 km entre uma carga e outra e tem um motor elétrico para cada uma das rodas traseiras, o que permite maior eficiência energética do veículo, segundo a TCB. Além de o veículo não usar combustível fóssil, os materiais usados na fabricação das baterias são à base de ferro, em vez de lítio, que é tóxico, e 100% recicláveis.
Em 2012, outro ônibus chinês movido a eletricidade começou a ser testado no DF. O objetivo era que o modelo pudesse ser adotado a tempo para a Copa do Mundo. O veículo rodava até 150 quilômetros entre uma carga e outra. À época, o governador Agnelo Queiroz afirmou que pretendia negociar com empresários chineses a montagem de uma fábrica no Distrito Federal.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário