segunda-feira, 14 de julho de 2014

Capital da Alemanha da exemplo de integração dos modais no transporte público

Viatrolebus
Seguindo a tendência europeia na prioridade nos transportes públicos, a Alemanha não é diferente. Sua capital possui um dos sistemas de transportes mais ágeis da Europa, e conta com uma rede de trem de superfície, ônibus, metrô, travessia de barcos e também o VLT, que lá é chamado de bonde.
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A população e os turistas podem confirmar a eficiência do serviço porque, em Berlin com uma população de 3,5 milhões de habitantes, apenas 31% dos moradores usam o carro particular.
Na capital das Alemanha, com um cartão similar ao nosso bilhete único, o passageiro pode se deslocar durante duas horas, usando todos os sistemas. A cidade é dividida em regiões A, B e C, e o preço da tarifa varia conforme o percurso avança para os três setores.
VLT
A rede de VLT tem aproximadamente 200 quilômetros, é uma das mais extensas do mundo e transporta por ano mais de 157 milhões de passageiros.
VLT em Berlim opera desde a década de 70
VLT em Berlim opera desde a década de 70
Trem
A Estação Central da capital Alemã (Berlin Hauptbahnhof) é um dos maiores entroncamentos ferroviários do planeta. A estrutura começou a ser planejada a partir da reunificação da cidade em 1989. Foi construída em diversas etapas até a a inauguração em 2006, a tempo para a Copa do Mundo da Alemanha.
A estação possui 5 níveis onde se cruzam o metrô da cidade, trens urbanos, suburbanos, nacionais e internacionais. Construída basicamente em vidro, aproveita a luz natural até o fim do dia. Faz parte do complexo um grande shopping. Funciona segundo o princípio de que onde você estiver na cidade pode chegar por trilho até a Hauptbahnhof e de lá seguir para qualquer ponto da Europa.
Fonte: Viaje de trem
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Berlin Hauptbahnhof - Lehrter Bahnhof
Ônibus
Nos pontos de ônibus da cidade, é possível encontrar tabelas com as linhas que passam naquele ponto e os horários em que os ônibus/bondes passarão. O transporte é muito pontual e se há atrasos são pequenos (na Alemanha 5 minutos já é um grande atraso!). Na cidade não há necessidade de “chamar” para o ônibus/bonde parar. Tendo pessoas no ponto o motorista pára.
Fonte: Transporte em Berlim
Transporte_PontoOnibus
Metrô
O Metro de Berlim ou U-Bahn é quase todo subterrâneo. Abriu em 1902 e conta atualmente com 173 estações, 10 linhas subterrâneas num total de 146,3 quilómetros de extensão. A passagem de U-Bahn também vale nas linhas de S-Bahn que possui outros 331 km sobre trilhos, ônibus, bonde elétrico e até mesmo em alguns ferry boat.

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Berlin-_U-Bahn-Station_Alt-Tegel-_auf_Bahnsteig_zu_Gleis_2-_Richtung_Berlin-Frohnau-_U-Bahn_BVG_Baureihe_F_2684_7.8.2009

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