Mais de 30 aeroportos contam com sistema que auxilia o piloto durante o pouso quando a visibilidade é baixa.
É comum ouvir que o “aeroporto está operando por instrumento”. Isso acontece quando as condições climáticas não são boas e o ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos, na sigla em inglês) entra em ação.
O sistema, que auxilia o piloto durante o pouso quando a visibilidade é baixa, está implantado em 32 aeroportos do Brasil. A previsão é que Londrina (PR), Campina Grande (PB) e Vitória (ES) passem a contar com o aparelho em breve. O próximo a receber a tecnologia é o de Vitória.
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, comemora esses avanços. “O brasileiro terá de se acostumar com a nova realidade do Brasil, em que os aeroportos vão receber melhorias constantes. Essa modernização coloca a aviação civil do nosso país no século 21. Em relação a esse sistema de pouso por aparelhos, o Brasil é referência na América do Sul”, disse.
Existem três tipos de ILS (categorias 1, 2 e 3), que são instalados conforme a necessidade e as características de cada região. Vinte e oito aeroportos contam com o equipamento de categoria 1, e quatro, de categoria 2.
Os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Curitiba (PR) serão os primeiros do país a receber o ILS categoria 3. Guarulhos, o maior aeroporto do país, deve ser o primeiro deles a receber o moderno aparelho utilizado em vários aeroportos ao redor do mundo. Os últimos que receberam investimentos em relação ao ILS foram os de Porto Alegre (RS) e Joinville (SC).
O ILS categoria 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho (RS) começou a funcionar em 20 de junho, após homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Assim como os demais aeroportos do Sul do Brasil, Salgado Filho sofre com intenso nevoeiro entre os meses de maio e agosto, período de inverno. Com a novidade, o aeroporto deve diminuir em pelo menos 30% o tempo em que permanece fechado devido ao mau tempo.
Sete dias depois, foi a vez de Joinville receber o primeiro vôo com auxilio o ILS categoria 1. Até então, o local não contava com aparelhos desse tipo. A partir de agora, a expectativa é reduzir em pelo menos 60% o fechamento do aeroporto por causa de mal tempo.
Até 2015, Curitiba deve concluir a ampliação do seu sistema e poderá diminuir em pelo menos 13% o tempo em que permanece fechado. A melhora no Galeão, no Rio de Janeiro, que também chegará à categoria 3 de ILS, poderá diminuir em 50% esse tempo.
O ILS é um sistema composto por equipamentos eletrônicos instalados na pista e nos aviões, que praticamente guia o piloto até o pouso quando a névoa encobre o horizonte. A instalação desse aparelho requer um grande investimento. É necessária uma série de melhorias na infraestrutura do aeroporto, além da aquisição de equipamentos de suporte e mudanças na área operacional. Além disso, as tripulações e as aeronaves devem acompanhar as mudanças para estarem compatíveis com o novo aparelho.
A SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) tem coordenado esse trabalho junto a outros órgãos aeroportuários para agilizar ao máximo a instalação desses aparelhos quando necessário.
Fonte: CNT Com informações da SAC, Por Ana Rita Gondim
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