Brasil 247
Investigadas na Suíça e no Brasil por supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa, empresas podem se juntar para criar “dois campeões europeus e globais”, segundo o ministro francês da Economia, Arnaud Montebourg; oferta da multinacional alemã pela empresa francesa conta com a preferência do governo de François Hollande, diante de proposta da americana GE
247 – Após anúncios das negociações avançadas entre a americana GE para comprar a francesa Alstom, a alemã Siemens conseguiu recuperar terreno na disputa.
Em carta ao governo de Paris, a multinacional alemã anunciou seu interesse pela Alstom, que entre outros negócios é responsável pela construção dos TGV.
O governo de François Hollande logo destacou sua preferência pela segunda opção. O ministro da Economia, Arnaud Montebourg, afirmou, em nota, que a operação criaria “dois campeões europeus e globais”.
A proposta da Siemens propõe a compra das divisões energéticas da Alstom. Em compensação abdica do seu negócio de comboios de alta-velocidade para a empresa francesa. De acordo com o documento, a Siemens avalia os ativos energéticos em 10 a 11 mil milhões de euros.
Pelo mundo, as duas empresas estão envolvidas em escândalos de formação de cartel e pagamento de propina a agentes públicos. No Brasil, a Siemens denunciou um esquema de corrupção em governos tucanos desde Mario Covas (1998) para fraudar licitações de trem e metro.
A Alstom também é investigada em parceria com o Ministério Público da Suíça por supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário