Além dos acidentes, a PRF autuou mais de 52 mil veículos durante fiscalização de excesso de velocidade e de embriaguez no volante.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes 2.726 acidentes nas rodovias federais, o que resultou em 1.629 feridos e 136 mortos. A média diária registrada para cada milhão de veículos da frota nacional foi de 6,54 acidentes, 3,91 feridos e 0,33 óbitos. Esse valor representa a redução no número de mortes em 30% se comparado a 2011, quando a Semana Santa também foi emendada pelo feriado de Tiradentes.
De acordo com o Coordenador –geral de Operações da PRF, inspetor Stênio Pires, os acidentes que mais resultaram em morte foram os de colisão frontal (23,89%), Colisão transversal (18,89%) e atropelamento (15%). Ele também afirmou que, apesar do número de pessoas que ainda dirigem alcoolizadas, esse número tem diminuído. “Já há um aumento na conscientização do cidadão. A gente tem aumentado cada vez mais o número de testes realizados, e o número de autuações e prisões têm caído”.
Durante o período, a Operação RodaVida, que verifica o excesso de velocidade, embriaguez no volante e motocicletas, fiscalizou mais de 184 mil veículos, autuando 52.282. Foram realizados 56,2 mil testes de bafômetro com 1,1 mil autuações por ingestão de álcool, resultando em carteiras de motoristas apreendidas e 266 presos por crime de trânsito.
Os Estados com o maior número de motoristas flagrados foram: Paraná – 105 autuados com 28 prisões, Santa Catarina – 97 autuados com 21 prisões, e, Minas Gerais – 91 autuados com 20 prisões. Porém, o maior índice de reprovação ocorreu nos Estados do Rio Grande do Norte, onde um motorista foi flagrado a cada 21 testes aplicados, Sergipe – um motorista a cada 26 testados, e, Pernambuco, com um flagrante a cada 29 testes.
Agência T1, Por Danielle Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário