AUTOR: RENATO LOBO
viatrolebus
Ranking divulgado pelo Serviço de Informação para os Transportes Públicos – LITRA, apontou a Suíça como o país europeu com maior uso do transporte ferroviário. Para chegar a esta conclusão, o estudo tomou como base estatísticas de 2015 da União Internacional das Ferrovias (UIC) sobre a frequência de utilização das ferroviais e as distâncias percorridas.
No ano passado, os moradores da Suíça percorreram, em média, 2.277 km em trem. Confira lista completa:
– Suíça: 2,277 quilômetros;
– Áustria: 1,361 quilômetros;
– França: 1,252 quilômetros;
– Dinamarca: 1,057 quilômetros;
– Reino Unido: 1,026 quilômetros;
– Holanda: 1,019 quilômetros;
– Alemanha: 979 quilômetros;
– Bélgica: 914 quilômetros;
– Luxemburgo: 758 quilômetros;
– Finlândia: 751 quilômetros;
– República Checa: 681 quilômetros;
– Itália: 666 quilômetros;
– Suécia: 644 quilômetros;
– Noruega: 594 quilômetros;
– Espanha: 558 quilômetros;
– Áustria: 1,361 quilômetros;
– França: 1,252 quilômetros;
– Dinamarca: 1,057 quilômetros;
– Reino Unido: 1,026 quilômetros;
– Holanda: 1,019 quilômetros;
– Alemanha: 979 quilômetros;
– Bélgica: 914 quilômetros;
– Luxemburgo: 758 quilômetros;
– Finlândia: 751 quilômetros;
– República Checa: 681 quilômetros;
– Itália: 666 quilômetros;
– Suécia: 644 quilômetros;
– Noruega: 594 quilômetros;
– Espanha: 558 quilômetros;
A Suíça também aparece no topo de utilização por viagem de trem em 2015, com 59 trajetos por passageiro, em média:
– Suíça: 59;
– Luxemburgo: 40;
– Dinamarca: 34;
– Áustria: 29;
– Reino Unido: 26;
– Alemanha: 25;
– Holanda: 21;
– Bélgica: 20;
– França: 17;
– República Checa: 16;
– Finlândia: 14;
– Noruega: 13;
– Espanha: 12;
– Suécia: 3;
– Luxemburgo: 40;
– Dinamarca: 34;
– Áustria: 29;
– Reino Unido: 26;
– Alemanha: 25;
– Holanda: 21;
– Bélgica: 20;
– França: 17;
– República Checa: 16;
– Finlândia: 14;
– Noruega: 13;
– Espanha: 12;
– Suécia: 3;
Com uma rede ferroviária de cerca de 5 mil quilômetros, a malha se divide entre companhia pública e empresas privadas, todas reguladas pela empresa estatal SBB-CFF-FFS.
Quase todos as linhas estão electrificadas restando poucas em que os comboios funcionam a diesel e a vapor para fins turísticos. A Suíça possui a maior densidade de ferrovias da Europa e a precisão do tempo e os raros casos de atraso são a razão para a escolha da população por este tipo de transporte.
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