Blog Ponto de Ônibus
ADAMO BAZANI
Com agências internacionais
O Uber e o Lyft, aplicativos de transporte pago, estão substituindo linhas de ônibus em cidades norte-americanas por meio de subsídios dos governos locais.
Os projetos são experimentais e ocorrem no Condado de Pinellas, e Altamonte Springs, ambas na Flórida, e Centennial, subúrbio de Denver, no Colorado.
Em Pinellas, o governo local extinguiu duas das 48 linhas que tinham pouca demanda. No lugar, fez uma parceria com o Uber para atender os passageiros.
Segundo a administração municipal, o poder público paga 50% do valor da corrida, com limite de US$ 3. O resto é pago pelo passageiro.
A iniciativa deve custar US$ 40 mil por ano, 1/4 do valor que as duas linhas de ônibus que foram extintas necessitam de subsídios do poder público, segundo o governo local.
Em Centennial, a prefeitura fechou parceria com a empresa Lyft, que tem serviços semelhantes ao Uber.
Os carros substituem uma linha de ônibus que leva os moradores de um bairro afastado até uma estação de trem. O poder público diz que cada viagem de ônibus custava US$ 20 aos cofres municipais.
Já os serviços do Lyft devem custar 1/5 desse valor. O número de viagens será de 280 por dia, segundo projeção da administração local, seis vezes mais do que o total de viagens realizadas pelos ônibus atualmente.
Em Altamonte Springs, na Flórida, o governo local financia 20% do valor das viagens de Uber dentro da cidade. Se a viagem tiver como origem ou destino uma estação de trem, o subsídio sobe para 25%.
Vale ressaltar, entretanto que todas estas viagens são experimentais e aplicadas em linhas de baixa demanda e em localidades com número relativamente pequeno de habitantes.
DÚVIDAS E ENTRAVES:
Os próprios gestores locais disseram que o Uber, Lyft ou qualquer empresa com serviço semelhante não vão substituir a rede de transporte público e sim apenas auxiliar nos trajetos complementares, nos quais os ônibus eram grandes demais e andavam vazios.
Além disso, ainda há dúvidas sobre o atendimento para as pessoas que não possuem smartphone e em relação à falta de acessibilidade que os carros do Uber e Lyft apresentam em comparação com os ônibus locais.
Outra preocupação é que por causa do incentivo, muitas pessoas abandonem seus carros e migrem para o para os aplicativos subsidiados. Com isso, poderá haver aumento expressivo na demanda e nos valores gastos pelos cofres públicos nos próximos anos, justificando o retorno dos ônibus.
MÉXICO PODE TER ÔNIBUS DO UBER:
Já no México, a novidade é que o Uber pode ter ônibus em operação.
A previsão é que até 2018, com a participação de cidades-piloto, o aplicativo ganhe autorização para colocar veículos de transporte coletivo.
Ônibus de dois andares já foram vistos em Tijuana, Guadalajara e Monterrey em testes.
No entanto, se os serviços forem de fato regulados, devem operar em rotas que não prejudiquem o transporte público. Nestas cidades ainda há muitas linhas irregulares e é justamente nestes espaços que os ônibus do Uber podem entrar, mas a polêmica deve ser grande.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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