AUTOR: RENATO LOBO
Os ônibus da cidade de São Paulo que trafegam por corredores exclusivos estão mais rápidos. De acordo com um documento do TCM – Tribunal de Constas do Município, a velocidade média dos coletivos aumentou em 2015 na comparação com o ano anterior. A média foi de 19,3 km/h nos dias úteis, contra 18,4 km/h registrada em 2014, representando uma alta de 5%.
A notícia foi divulgada nos meios de comunicação, junto com a informação de que a administração do prefeito Fernando Haddad não conseguiu atingir a meta de velocidade de 25 km/h nos ônibus nestes espaços. Ou seja, a boa notícia, não foi tão boa assim, dependendo de olhar ou do veículo de imprensa.
Os dados se referem à media de medições feitas em 16 corredores. Já o Expresso Tiradentes, a velocidade média em 2015 chegou a 47,37 km/h no pico da manhã sentido centro. No pico da tarde, sentido bairro, a velocidade média deste BRT foi de 42,84 km/h.
Não é por menos que o BRT filho único da cidade apresenta tal desempenho, e que pode explicar um pouco do porquê que as demais vias dedicadas ao transporte não acompanharam a velocidade do antigo Fura-Fila. No elevado erguido na Avenida dos Estados, os coletivos trafegam sem interferência externa e com pagamento antecipado. Características típicas dos sistemas de Bus Rapíd Transit.
O melhor e o pior
O corredor que teve melhor desempenho em 2015, excluindo o Cidade Tiradentes, foi o Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro no Pico da Manhã – Bairro/Centro, com média de 22,8 km/h.
Já o corredor com desempenho pior foi o Jd. Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro – Pico da Tarde – Centro/Bairro, com 15,24 km/h de média.
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