A cada ano, 42 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito nas cidades e nas estradas de todo o país. Para mudar essa realidade, o governo lançou o “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes”, o Parada, que vai mobilizar artistas, esportistas, empresários, governadores e prefeitos para conscientizar a população sobre os riscos de morte no trânsito.
“O nosso objetivo é incentivar os brasileiros a mudar o comportamento no trânsito”, disse a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (1º), durante seu programa de rádio “Café com a Presidenta”. Para ela, os acidentes se tornaram “uma verdadeira epidemia” no Brasil.
Na semana passada, a presidenta se reuniu com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em Nova Iorque, para participar da campanha “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”, que tem por objetivo reduzir pela metade as mortes no trânsito em todo o mundo. “Aqui no Brasil, nós vamos participar desse esforço mundial pela redução das mortes no trânsito”, disse.
Os brasileiros precisam mudar o comportamento no trânsito, dirigir em alta velocidade, embriagado e sem cinto de segurança são algumas das atitudes que a campanha pretende reverter, segundo ela. “O mais triste é que, no Brasil, metade das vítimas é formada por jovens, com idade entre 15 e 39 anos. São perdas irreparáveis para as famílias, para os amigos e para o país. A dor da mãe que perde o filho em um acidente é inimaginável”, destacou Dilma.
“Precisamos ainda adaptar a legislação para punir com mais rigor quem adota comportamentos de risco no trânsito, porque você sabe, quem comete uma imprudência no trânsito não está colocando em risco só a própria vida, mas também está colocando em risco a vida dos outros.” Até o final deste ano, serão distribuídos 1 milhão de bafômetros aos Detrans de todo o país, para ajudar nas ações de fiscalizações.
Além disso, a presidenta anunciou esse ano o Plano de Investimentos em Logística, que investirá R$ 42 bilhões para duplicar e modernizar mais de 7.500 km de rodovias. Também serão investidos quase R$ 40 bilhões para melhorar o transporte coletivo nos grandes centros urbanos do país.
Agência T1, Por Bruna Yunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário