segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ESPECIAL FETRANSRIO: Mobilidade Inteligente, o Brasil é Capaz!

Do http://blogpontodeonibus.wordpress.com/
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FetransRio/Etransport/Expoônibus: centenas de expositores e uma certeza – o Brasil é capaz de ter uma Mobilidade Inteligente
Mobilidade com inteligência: o Brasil é capaz
FetransRio/Etransport/Expoônibus, que se tornaram os maiores eventos da América Latina do setor de transportes públicos, provam que o país tem ideias, soluções, produtos e ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas
ADAMO BAZANI – CBN
Sim, o Brasil pode! O Brasil pode melhorar o ir e vir das pessoas e as condições de vida da população além de oferecer cidades cada vez melhores e mais agradáveis. Não se trata de discurso otimista ou utópico.
É fato que pode ser constatado na FetransRio/Etransport/Expoônibus. Os eventos que ocorreram concomitantemente no Riocentro entre os dias 03 e 05 de outubro são os maiores da América Latina no segmento de transportes. A organização foi da Fetranspor – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, OTM Editora, com a colaboração de empresas de ônibus, montadoras, encarroçadoras, fabricantes de peças e prestadores de serviços e soluções para a área.
“Mobilidade Inteligente”. Este foi o tema da edição de 2012.
Muito se fala na necessidade de melhorar os sistemas de mobilidade frente aos crescentes problemas gerados pelo excessivo volume de veículos individuais nas ruas. E realmente, as ações devem ser tomadas de maneira rápida e também com visão de longo prazo.
Não basta colocar mais ônibus nas ruas, só expandir os sistemas de trens e metrô ou mesmo apostar em novos modais para o Brasil, como o monotrilho ou o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.
Tudo deve ser feito com planejamento e qualidade, muito mais que quantidade.
“Através dos transportes podemos qualificar as cidades. O Brasil tem uma série de soluções que não concorrem entre si, mas que se usadas cada uma à sua aplicação correta, teremos um ótimo resultado para toda a sociedade. O ônibus é uma destas principais soluções. Hoje temos inovações tanto de veículos como de operação. Na área de sustentabilidade, por exemplo, vemos como positivos os resultados da operação de ônibus com diesel de cana de açúcar aqui no Rio de Janeiro” – disse Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetransport.
No Rio de Janeiro, testes feitos desde janeiro deste ano com 20 ônibus movidos com proporção de 30% de diesel de cana de açúcar e 20 ônibus com diesel metropolitano convencional revelam que não houve alteração significativa de consumo em relação aos ônibus com o combustível mais usual. Mas do ponto de vista ambiental, os resultados têm sido positivos. Na comparação entre os dois lotes de ônibus, os que foram abastecidos com o diesel de cana, que é diferente do etanol, apresentaram redução de 35% de monóxido de carbono, de 12% de hidrocarbonetos, de 6% de óxido de nitrogênio e de 3,2% de dióxido de carbono.
Todos os 40 ônibus são do mesmo padrão. Não há necessidade de alteração no motor ou qualquer outro componente para que o ônibus receba o diesel de cana de açúcar.
Os testes vão até janeiro de 2013 e fazem parte do projeto “Diesel de Cana – Rumo a 2016”, que é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Amyris Brasil, Petrobras Distribuidora, Michelin e COOPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e do INEA – Instituto Estadual do Ambiente.
A edição de 2012 Etransport/Fetransrio/Expoônibus também promoveu uma série de palestras que não só discutiam, mas traziam alternativas para a mobilidade. Os temas foram os mais variados, como as experiências mundiais e nacionais de operação aperfeiçoada e modernizada de BRT (Bus Rapid Transit), que são os sistemas que contam com estações e corredores de ônibus, a tecnologia a serviço dos transportes desde o gerenciamento de frota até a bilhetagem eletrônica: o RioCard foi um dos exemplos dos ganhos que os avanços tecnológicos podem trazer para empresas e passageiros ao mesmo tempo. As novas realidades do mercado, que determinam gestões mais profissionalizadas neste tipo de negócio que é formado basicamente por empreendimentos de características familiares, a situação do setor de fretamento e turismo e a Assembleia América Latina da UITP – União Internacional dos Transportes Públicos foram outros temas e atividades.
As perspectivas do País na área de transportes para eventos mundiais como Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram alvos de discussão. Mas tanto especialistas, fabricantes, empresários e gestores demonstraram o conhecimento de que o Brasil sim precisa se preparar para estas ocasiões, porém a mobilidade deve ser pensada além disso, com projetos, produtos e obras que sirvam para os turistas e torcedores, mas acima de tudo para a população no dia a dia, com ou sem jogos mundiais.
INDÚSTRIA DE ÔNIBUS: SOLUÇÕES PARA TODAS AS REALIDADES:
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Híbrido BR, parceria da Mercedes Benz com a Eletra, é apresentada como solução 100% nacional para transportes menos poluentes
O Brasil é imenso não somente em território. Mas por abrigar realidades e condições de vida diferentes, muitas vezes num mesmo local. Não é raro áreas nobres estarem a poucos metros de comunidades onde os cidadãos não têm acesso ao básico para viver. É comum o cenário de grandes e bem pavimentadas avenidas serem paralelas a vias sem qualquer tipo de estrutura.
Os transportes são para todos (esta é a origem da palavra ônibus) e devem atender a todas estas realidades. Por isso que a indústria de ônibus no Brasil é considerada uma das mais criativas e cheias de qualidade de todo o mundo. Poucos países no mundo conseguem numa mesma planta fazer ônibus de alto luxo, tanto urbanos como rodoviários, e ao mesmo tempo fabricar ônibus para enfrentar buracos, desníveis e até mesmo para condições “fora de estrada”, tentando mesmo nestas situações, aumentar o nível de conforto dos passageiros.
A exposição de ônibus no Riocentro contou com diversos lançamentos, produtos consagrados já adaptados para as novas normas de redução de poluição e uma oferta de serviços que ajudam a compatibilizar o interesse do empresário em ter maior rentabilidade e do cidadão comum de ser melhor transportado.
Há todo o tipo de veículos para diversas aplicações e no evento foi possível verificar as novidades que aguardam os empreendedores e os passageiros. São modelos voltados para a sustentabilidade, que com trações alternativas ao petróleo, reduzem a poluição. As famílias de rodoviários, urbanos, micros, escolares vão aumentar. O destaque também vai para o segmento de ônibus para 17 toneladas, que ganha mais duas fabricantes. Confira as principais inovações da indústria brasileira de ônibus.
—————————-SUSTENTABILIDADE—————————
É sabido que os transportes coletivos trazem grandes benefícios ambientais mesmo que nenhuma evolução tecnológica fosse mais acrescentada ao quadro atual. Isso porque, com uma oferta de qualidade de operação de transporte público, as pessoas se sentiriam estimuladas a deixar o carro em casa, o que reduziria os níveis de poluição, os congestionamentos, o estresse, os problemas ortopédicos do sedentarismo entre outros.
Mas com uma evolução tecnológica, com destaque para soluções totalmente nacionais ou importadas, mas adaptadas para a realidade brasileira, os ônibus se tornam verdadeiros aliados ao bem estar, à saúde e à natureza.
Uma das grandes apostas de diversas fabricantes são os ônibus elétricos híbridos. Em linhas gerais, são ônibus com dois motores, um a combustão e outro elétrico, que reduzem poluição e consumo de diesel, vindo do tão caro e poluente petróleo.
A Mercedes Benz apresentou o modelo “Híbrido BR”. O ônibus é feito em parceria com a empresa Eletra que é especializada em veículos de transportes coletivos de tecnologia limpa.
O ônibus que é feito sobre a base de um chassi O 500 de piso baixo possui dois motores que operam em série, ou seja, o motor a combustão diesel OM 924 LA apenas gera energia para o motor elétrico que realmente é o que traciona o ônibus.
“Com este modelo, conseguimos dar um importante avanço tecnológico. Os custos de aquisição e manutenção de ônibus híbridos estão cada vez menores e logo esperamos ver mais cidades com veículos deste tipo, que têm impactos bem menores ao meio ambiente” – disse Ieda Maria Alves de Oliveira, gerente comercial da Eletra.
“Até a Copa das Confederações, em 2013, este veículo já estará operando comercialmente” – disse Ieda.
“O nome Híbrido BR é por conta de ele ser um produto cem por cento nacional. Ele possui vários diferenciais. Sua suspensão é pneumática integral e, por ser um produto com peças e tecnologia desenvolvidas aqui, agora é o momento de as cidades adotarem este tipo de transportes por ônibus que é limpo” – explicou Ricardo Silva, vice-presidente de ônibus da Mercedes Benz na América Latina.
A Mercedes também pretende fazer ônibus híbridos articulados com as mesmas características tecnológicas.
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Híbrido Lion´s City da MAN: testes para a empresa também oferecer a alternativa para o Brasil. Híbrido Diesel Hidráulico, que aproveita melhor a energia, é outra solução
Veículos híbridos da MAN, proprietária da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, começarão a ser testados de forma intensa já a partir do ano que vem no país. E estes testes não ficarão restritos apenas aos circuitos de prova. A MAN deve colocar os híbridos no dia a dia das operações de diversas cidades.
“A MAN já é reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus ônibus híbridos. Agora, está na hora de trazer a solução para o Brasil. Vamos fazer todas as adaptações se forem necessárias para que o produto atenda a nossa realidade..”- garantiu Ricardo Alouche, diretor de vendas e pós-marketing da MAN Latin America.
A MAN, na verdade, já possui dois tipos de ônibus híbridos que podem ser inseridos no mercado brasileiro. O elétrico híbrido e o híbrido diesel hidráulico, que possui sistemas que aproveitam ainda mais a energia gerada pelo motor, ampliando a redução no consumo e consequentemente os níveis de poluentes.
No evento, a marca expôs o modelo europeu MAN Lion´s City Hybrid.
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Híbrido da Volvo já se consolida no mercado. De acordo com a fabricante, além de Curitiba e São Paulo, outras cidades vão contar com o modelo menos poluente
A Volvo é outra empresa que vê na tecnologia híbrida uma das principais alternativas para que os ônibus se tornem ainda menos poluentes.
Os ônibus híbridos da Volvo começaram a ser fabricados em junho deste ano e, na semana passada, os primeiros veículos do lote de 30 unidades começaram a circular em Curitiba. A cidade vai receber mais 30 ônibus destes. A mesma quantidade deve começar a operar na Capital Paulista.
A tecnologia da Volvo é chamada Híbrida Paralela. Diferentemente do híbrido do tipo série, o motor a diesel não só gera energia para o elétrico, como também é responsável por parte da tração do ônibus. Depois de 20 km/h, quando os motores a combustão poluem menos, é que o motor diesel se torna responsável pela movimentação do ônibus.
“Nos testes que realizamos em diversas cidades brasileiras, o híbrido obteve resultados muito bons. A economia de combustível pode ultrapassar 35% e as reduções de poluentes chegam a 90%. Outras cidades terão híbridos da Volvo, já estamos em negociação” – disse Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Outra solução sustentável para transportes coletivos por ônibus é o trólebus, veículo totalmente elétrico, que não apenas reduz a poluição. Ele na verdade não emite nenhum tipo de gás poluente na tração.
E é justamente o trólebus, agora modernizado, que foi destacado pela Scania como solução sustentável.
A montadora já tem uma encomenda de 120 trólebus. Os 51 primeiros veículos já foram entregues para a Ambiental Trans, empresa operadora do Consórcio Leste 4, que serve a zona Leste e a região central da Capital Paulista. Até fevereiro, devem estar nas ruas de São Paulo um total de 101 trólebus novos.
A Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul, pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema, deve receber mais 20 unidades do modelo.
Todos têm configuração para carrocerias de 15 metros e são de piso baixo, aumentando a acessibilidade. Os trólebus possuem três eixos, sendo que o último é direcional, ou seja, esterça também, o que facilita as manobras.
“O chassi de 15 metros é o ideal para trólebus. Ele é estável e como as operações de trólebus são mais confortáveis para o motorista e passageiro, o bem estar de quem está no ônibus é ampliado. Além disso, este tipo de chassi facilita a melhor distribuição do peso, maior capacidade de transporte, sem ocupar muito espaço na via” – garantiu Wilson Pereira, gerente executivo de vendas de ônibus Scania no Brasil.
A Scania pretende atender mais uma gama de serviços de transportes urbanos com trólebus: o modelo articulado.
Os desenvolvimentos já ocorrem para o mercado brasileiro.
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A Iveco que entra firme no mercado de ônibus no Brasil testa Eurorider internacional movido a Gás Natural para também oferecer a solução para o País.

No evento FetransRio/Etransport/Expoônibus, a Iveco, que agora entra de maneira mais firme no mercado de ônibus, mostrou o Eurorider a Gás Natural. É um ônibus de motor a GNV, tecnologia amplamente aplicada pela empresa na Europa.
O ônibus ainda não será comercializado no Brasil, mas os testes devem se intensificar no ano que vem já que a Iveco pretender atender ao mercado nacional com ônibus a GNV – Gás Natural Veicular.
———————————-BRT: A SOLUÇÃO IDEAL PARA TODAS AS CIDADES AGORA COM MAIS OPÇÕES ————————————————-
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Marcopolo Viale BRT já faz parte do cenário de várias cidades e incorpora design moderno e itens de conforto e segurança. Empresa comemora procura pelo modelo
Entre todos os especialistas em transportes públicos já é bem consolidada a ideia de que o BRT – Bus Rapid Transit é a solução ideal para todas as cidades de médio e grande portes.
Em alguns municípios pode ser a única alternativa para transportes e em outros precisa ser conjugado com sistemas de metroferroviários.
Mas, por conta do aumento do trânsito e da demanda por deslocamentos, todas cidades precisam ter um corredor de ônibus. O BRT, no entanto, é muito mais que um corredor exclusivo. É um sistema de prestação de serviços que conta com o corredor mais moderno, acessibilidade, controle e gestão de tráfego e frota, bilhetagem eletrônica, sistemas de informação ao passageiro e veículos melhores.
E em relação aos veículos, montadoras e encarroçadoras apresentam uma gama cada vez maior de opções.
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A Neobus considera seu modelo Mega BRT um sucesso. Presentes em várias capitais e cidades das regiões metropolitanas são mais de 1 300 unidades vendidas.
A Marcopolo, com o Viale BRT, e a Neobus, com o Mega BRT, já estão no mercado atendendo diversas capitais e cidades de regiões metropolitanas. A Neobus anunciou que já vendeu 1300 unidades das diversas configurações do MegaBRT. A Marcopolo também comemora as encomendas que crescem do Viale.
Agora, as marcas Caio, Comil e Mascarello também oferecerem modelos para sistemas de corredores e diferenciados.
O Caio Millennium BRT já é realidade no mercado também.
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Caio Millennium BRT traz linhas arrojadas e modernos equipamentos de segurança e conforto. Entre todas as versões, a encarroçadora já vendeu cerca de 300 unidades
A empresa anunciou que já vendeu 300 unidades para diversas cidades. Há a opção do Caio Millennium BRT de piso baixo, usado em São Paulo, pelas empresas Campo Belo, VIP – Viação Itaim Paulista e Gatusa, somando cerca de 80 unidades, e as com piso que permitem embarque por plataformas de estações de corredores de ônibus.
A Caio diz que o objetivo foi deixar um veículo arrojado, com design diferente, mas sem perder a identidade das linhas da marca.
Podendo ser encarroçado sobre chassis Scania, Volvo, Mercedes Benz e MAN/Volkswagen, o Caio Millennium BRT tem a versão alimentadora, de 12 a 15 metros de comprimento, a versão articulada de 18 metros a 23 metros e a biarticulada que pode chegar a 28 metros de comprimento.
“O Millennium BRT vem responder às necessidades de um cenário que exige transportes cada vez mais qualificados. São vários os destaques do ônibus. O conjunto óptico é em led o que aumenta a durabilidade e melhora a visualização, as portas ficam no mesmo relevo do restante da carroceria, o que facilita na lavação ou mesmo manutenção, as poltronas nós mesmos desenvolvemos e materiais que usamos não deixam o ônibus extremamente pesado, apesar de seu porte” – disse Maurício Lourenço Cunha, diretor industrial da Caio.
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Doppio BRT é solução da Comil para corredores, que oferece linhas modernas, itens mais avançados, mas com bom preço de aquisição e operação, garante a marca.
A Comil lançou o Doppio BRT, um ônibus articulado, mais moderno que o Comil Doppio, a opção antiga de veículo com articulação da encarroçadora gaúcha.
O modelo traz inovações aerodinâmicas e, para facilitar e baratear a manutenção, compartilha peças com outros modelos da linha de urbanos da Comil, como o Svelto e o Svelto Midi.
Com entre-eixos de 6 metros ou 6,45 metros, o Comil Doppio pode chegar até 18,6 metros de comprimento.
A empresa já vendeu 70 unidades do modelo articulado, a maior parte para o grupo do empresário Belarmino de Ascenção Marta, do Estado de São Paulo.
“Pensamos em compatibilizar a necessidade dos empresários de reduzirem os custos e do conforto para os passageiros. Assim, o Comil Doppio é um modelo com padrão de qualidade, moderno, mas simples e prático. Ideal para se colocar num nível intermediário, acima dos articulados mais simples e com menos elementos que os BRTs mais complexos. A solução é indicada para médios sistemas.” – disse Silvio Calegaro, diretor-geral da Comil.
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Com o GranMetro, a Mascarello também quer oferecer um ônibus que atenda ás especificações modernas de sistemas de BRT, mas com baixo custo para o operador
Pensando em oferecer também uma solução de qualidade, com design moderno, mas de custo menor em relação aos outros modelos de ônibus que podem ser usados em sistemas de BRT, a Mascarello lançou o GranMetro.
O modelo, articulado, é voltado para chassis de motor traseiro das marcas Mercedes Benz, Volkswagen, Volvo e Scania.
Os faróis têm luzes diurnas e os conjuntos ópticos são de led. Na traseira, a iluminação em led independente possibilita que as luzes de freio tenham área de luminosidade dobrada.
Na versão articulada GranMetro, a carroceria pode chegar a 18,6 metros.
“Adotamos soluções que permitam que o frotista tenha um custo reduzido de aquisição e de manutenção. Por exemplo, a caixa do itinerário eletrônico é independente do para-brisa, este que pode ser inteiriço ou bipartido. Os demais materiais também são de menor custo, sem comprometer a qualidade do veículo. Conseguimos materiais mais resistentes e que oferecem maior segurança e que não aumentam consideravelmente o preço do ônibus. Hoje, a cidade que quiser pode ter um BRT” – disse Antonino Jacel Duzanowski, diretor comercial do Grupo Mascarello.
Se há carrocerias para BRT, obviamente que chassis não poderiam faltar.
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Mercedes já comercializa os chassis O 500 MDA e O 500 UDA. Foram 80 unidades só para São Paulo. Veículo pode ser alternativa ao biarticulado, segundo a marca.
Apresentados no ano passado, os chassis da Mercedes Benz O 500 UDA (piso baixo) e O 500 MDA (piso convencional, com entrada para estações BRT) já começam a ganhar as ruas neste ano.
A empresa anunciou a venda das 80 primeiras unidades do modelo chamado pela marca de “Superarticulados”. Os ônibus foram vendidos para as empresas do grupo do empresário José Ruas Vaz: Vip – Viação Itaim Paulista, Campo Belo e também para a Gatusa.
Os ônibus podem ter até 23 metros de comprimento e transportarem pouco mais de 200 passageiros.
A diferença em relação dos demais articulados do mercado é que o ônibus possui no seu segundo carro, o que fica depois da articulação, dois eixos e não um como nos articulados menores.
O segundo eixo traseiro é direcional e com suspensão independente, o que facilita as manobras, inclusive dentro de terminais e em plataformas.
“Este ônibus transporta quase a mesma quantidade que um biarticulado transportaria, mas com custos bem menores e ocupando um espaço também reduzido em comparação ao biarticulado. Para o passageiro, o sistema de suspensão e a estabilidade do chassi fazem com que o conforto seja maior” – disse o diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes Benz no Brasil, Gilson Mansur.
A gama de articulados de três eixos da Mercedes, O 500 UA e O 500 MA continua no mercado normalmente.
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